REDES
Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

O concurso internacional para a aquisição de serviços de operação e manutenção da rede, lançado em junho de 2022 contribuiu para transferir algumas funções asseguradas até então por entidades externas para a esfera do Estado

O SIRESP anunciou a conclusão do processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP.

Os dois últimos anos resultaram numa transformação e modernização da infraestrutura e dos serviços de comunicações da empresa que presta missão a quase 50 mil utilizadores e 182 entidades públicas e privadas nas áreas de emergência e segurança.

O concurso internacional para a aquisição de serviços de operação e manutenção da rede, lançado em junho de 2022 para um período de cinco anos (de 2023 a 2028), contribuiu para transferir algumas funções asseguradas até então por entidades externas. O processo prevê a evolução da rede, com novas soluções tecnológicas, e a transferência da gestão da rede SIRESP para o Estado.

O processo, revela a empresa numa nota enviada à comunicação social, culmina numa poupança de, aproximadamente, 11,5 milhões de euros do valor previsto de 75 milhões de euros.

Durante o ano de 2023 e até março de 2024 a Siresp S.A. celebrou 109 novos contratos para arrendamento de infraestruturas e fornecimento de energia, num valor total de 5,1 milhões de euros. Preparou ainda 17 cadernos de encargos para investimentos na modernização da rede SIRESP no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um valor de 27,6 milhões de euros e uma taxa de execução que superou as metas estabelecidas. Num contexto mais alargado, a empresa participou ativamente em discussões técnicas e na elaboração de estudos e no desenvolvimento do plano integrado de comunicações da Jornada Mundial da Juventude de 2023.

Em 2022, a rede SIRESP teve uma disponibilidade agregada de 99,931%, tendo realizado mais de 216 milhões de chamadas. Em 2023, o valor de disponibilidade foi de 99,86%, com mais de 224 milhões de chamadas processadas.

Um dos fatores cruciais para sustentar a inovação e agregar os desenvolvimentos produzidos pela academia e pela indústria será a estimulação de uma estratégia coerente, mobilizadora e colaborativa. A curto prazo, um dos principais objetivos da Siresp S.A passa por assumir em pleno as funções de operadora de comunicações de emergência e segurança do Estado, deixando de ser uma empresa gestora de contratos.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.