REDES
Consórcio europeu para a segurança na IoT

Consórcio europeu para a segurança na IoT

O IOTAC UE H2020 , consórcio de agentes industriais, organizações de investigação e académicos de sete países europeus, está a desenvolver uma arquitetura IoT segura

A estreita colaboração de 13 parceiros europeus procura fornecer uma arquitetura IoT inovadora, segura e amiga da privacidade, que facilitará o desenvolvimento e a operação de ambientes de serviço IoT mais resilientes.

As tecnologias a serem implementadas, incluindo o controlo de acesso front-end e múltiplas características de segurança em tempo de execução, incluindo modelos de deteção de ataques baseados em Inteligência Artificial (IA), honeypots, ponto de controlo e sistema de monitorização, todas integradas num portal seguro, que irão fornecer contramedidas de segurança, tanto a nível de hardware, como de software.

Os principais requisitos de segurança da arquitetura planeada estão compilados no Documento de Base de Segurança do IoTAC.

O documento identifica os bens que necessitam de proteção com base nos processos de alto nível normalmente encontrados em sistemas IoT, bem como formula e dá prioridade às ameaças existentes nos bens identificados. As ameaças são expressas como potenciais casos de utilização indevida, que devem ser prevenidos. Estes casos são utilizados para obter as contramedidas necessárias, que são definidas pelos requisitos de segurança elaborados. O documento, preparado sob a liderança de especialistas em segurança da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, baseia-se em entrevistas com os principais stakeholders, operadores-piloto do projeto, nas melhores práticas da indústria, bem como nas normas do NIST, ETSI e ISO.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.