REDES
Empresa catalã recebe prémio na área da automação doméstica

Empresa catalã recebe prémio na área da automação doméstica

A Pentadom Edificios Inteligentes – uma companhia sedeada em Reus (Catalunha, Espanha) – foi galardoada com 1º Prémio Nacional de Eficiência Energética do país atrás referido na categoria de “Melhor Instalação Domótica” pelo seu projeto Eolos Residence. A entrega dos prémios foi levada a cabo durante a feira MATELEC 2014 de Madrid no final do ano passado

A dita Eolos Residence é uma vivenda localizada numa “área privilegiada da costa mediterrânica”, destacando-se pela sua elevada eficiência energética planeada de raiz. Tira por um lado partido de fontes renováveis de modo a gerar a máxima quantidade de energia elétrica de uma forma limpa e económica, e recorre por outro lado a medidas que permitem otimizar e reduzir o consumo daquela. O edifício está equipado com 59 m2 de módulos fotovoltaicos – tanto na cobertura como nas grades da varanda – que produzem mais de 16,5 kW de potência: este sistema é complementado por uma pequena turbina eólica e por três coletores solares térmicos com vista ao aquecimento da piscina e das águas sanitárias. A casa inclui igualmente luminárias LED – sendo a automação/monitorização de todos os sistemas daquela efetuada por meio do protocolo KNX: a iluminação pode ser ajustada automaticamente consoante os níveis de luminosidade no exterior, as persianas e o ar condicionado são controlados dependendo das condições climatéricas, o sistema de irrigação do jardim só se liga no caso de não ter chovido, etc. No geral a arquitetura da vivenda permite uma redução de custos de até 70% em comparação com a de um edifício similar com as mesmas dimensões.

Os referidos controlo e monitorização são efetuados através de um painel tátil Iddero HC2L-KNX de 10,4″. A interface apresenta a planta da casa em 3-D, permitindo o controlo de todas as variáveis e fornecendo informações relevantes sobre o consumo de energia, condições climatéricas, alarmes, o estado dos diferentes elementos, entre outros. O servidor web integrado também possibilita um controlo sem falhas a partir de um smartphone ou de um tablet. O touch panel Iddero é igualmente responsável pelo controlo lógico de muitas partes da instalação – por exemplo a deteção automática de alarmes técnicos e notificações via email, a interrupção automática do abastecimento de água em casos de deteção de fugas, o controlo do HVAC por termostato nos diferentes pisos, etc.

É também importante destacar a integração do ecrã com o sistema de vídeo IP da porta, o qual lhe permite funcionar como um óculo desta e receber um email com a fotografia do visitante no caso de não estar ninguém em casa.

O evento foi organizado pela Federación Nacional de Empresarios de Instalaciones Eléctricas y de Telecomunicaciones de España (FENIE), pela KNX Spain, e pela MATELEC.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.