REDES
Ericson lança soluções 5G para experiências em tempo real

Ericson lança soluções 5G para experiências em tempo real

reforça o seu portfólio de 5G com o lançamento de uma solução completa que garantirá a baixa latência e a elevada fiabilidade constantes exigidas pelas aplicações e pelos serviços de caráter urgente para consumidores, empresas e o setor público

A Ericsson está a melhorar as suas competências de 5G com o lançamento de uma solução completa que garantirá a baixa latência e a elevada fiabilidade constantes exigidas pelas aplicações e pelos serviços de caráter urgente para consumidores, empresas e o setor público. 

A Ericsson está a ativar a Time-Critical Communication através do seu novo produto de IoT essencial – facilmente implementável como atualização de software em redes 5G públicas e privadas, em áreas amplas e locais, em qualquer banda de frequência 5G. Depois de implementadas as redes 5G a nível global com os lançamentos bem-sucedidos de serviços melhorados de banda larga móvel e de Acesso Fixo sem Fios, a nova solução permitirá às prestadoras de serviços de comunicação otimizar as experiências em casos de utilização de multimédia em tempo real, nomeadamente jogos na cloud e RA/RV, além de desbloquear possibilidades a nível do controlo remoto, da automação da mobilidade e do controlo industrial.

Além do número estimado de 2,5 mil milhões de jogadores em dispositivos móveis por todo o mundo que beneficiarão de uma experiência de jogo sem períodos de atraso, a nova solução vai deliciar todos os utilizadores de 5G que procuram experiências de realidade estendida imersivas. Tal será igualmente vantajoso para empresas, setores e órgãos públicos nos quais os processos de produção ou serviços da máxima importância dependam fortemente de uma conectividade fiável de elevado desempenho.

Per Narvinger, Chefe de Redes da Área de Produtos, afirma: “A Ericsson continua a introduzir soluções de 5G inovadoras que alimentam a adesão global do 5G. Estamos agora a levar o 5G para o patamar seguinte, com a Time-Critical Communication, uma solução que dará aos nossos clientes as ferramentas para expandir as respetivas ofertas para o consumidor, empresas e setores públicos, monetizando mais eficazmente o 5G”.

A Time-Critical Communication da Ericsson é uma caixa de ferramentas de software para resolver períodos de atraso e interrupções em redes móveis. Combina a norma de comunicação de baixa latência altamente fiável e específica do 3GPP (URLLC) com as inovações da Ericsson, a fim de mitigar as principais causas de latência. Assente nos conhecimentos da Ericsson em Redes de Acesso via Rádio, transportes, Núcleo de 5G, gestão de serviços e instrumentalização, BSS e serviços de apoio, este produto de software fornece uma baixa latência constante (50 ms a 1 ms) e completa a níveis de garantia especificados (99,9 por cento a 99,999 por cento), possibilitando casos de utilização urgentes à escala.

Muitos casos de utilização emergentes têm caráter de urgência por natureza, exigindo a garantia de baixa latência e desempenho altamente fiável constantes, algo que atualmente se revela impossível com as redes 4G e 5G. A nova solução foi projetada para resolver essa necessidade e concretizar todas as promessas do 5G.

 

Casos de clientes: o 5G na vanguarda de casos de utilização urgentes desde 2017

A Ericsson tem direcionado o 5G para casos de utilização urgentes com clientes e parceiros da indústria, nomeadamente a BT e a Hyperbat, a Einride e a Telia, a Boliden, a ABB, a Audi, a Fraunhofer IPT e a Rockwell. 

A Ericsson estabeleceu uma parceria recente com a Telstra para demonstrar os benefícios da tecnologia L4S (desempenho escalável de baixa latência e perdas reduzidas) na redução dos períodos de atraso num jogo interativo na cloud. A L4S é uma das novas funcionalidades da caixa de ferramentas da Time-Critical Communication. A Ericsson também alcançou um novo marco com a MediaTek ao comprovar que o 5G pode oferecer uma baixa latência constante de 1 ms, com uma fiabilidade de 99,99 por cento na banda de onda milimétrica (mmWave), tanto em uplink como em downlink.

Tomohiro Sekiwa, Diretor-Geral Executivo e Diretor de Redes na SoftBank, afirma: “Acreditamos que a Time-Critical Communication é fundamental para percebermos todo o potencial do 5G. Os setores em que esta solução pode desempenhar um papel transformador são o setor automóvel e o dos transportes. Com uma conectividade fiável e de baixa latência constante, o 5G pode melhorar significativamente a saúde e segurança públicas e a eficiência de tráfego e tornar os transportes mais sustentáveis”.

Channa Seneviratne, Executiva de Soluções e Desenvolvimento de Tecnologia na Telstra, afirma: “Temos trabalhado com a Ericsson enquanto parceiro tecnológico de forma a melhorar constantemente a experiência do cliente através da melhoria das capacidades das redes. As ferramentas da Time-Critical Communication como, por exemplo, a L4S permitir-nos-ão oferecer uma baixa latência constante, crucial para aplicações como o vídeo em tempo real, a RA/RV e os jogos na cloud”.

JS Pan, Diretor-Geral de Parcerias e Sistema de Comunicação sem Fios da MediaTek, afirma: “Juntamente com a Ericsson, demonstrámos aquilo que o 5G pode oferecer em termos de baixa latência e elevada fiabilidade constantes, tanto em uplink como downlink. Este marco importantíssimo demonstra que o 5G pode trabalhar com as aplicações urgentes mais exigentes, nomeadamente o controlo em tempo real dos sistemas de automação industrial”.

Dave Vasko, Administrador da área da Tecnologia Avançada na Rockwell Automation, afirma: “A Time-Critical Communication juntamente com o 5G podem alterar o setor da automação industrial ao reduzir os cabos, aumentar a flexibilidade e agilidade, melhorar a visibilidade e permitir novas aplicações digitais com mobilidade. A capacidade de fornecer uma baixa latência constante aliada a uma fiabilidade elevada será essencial para a ligação sem fios de realidade estendida, sensores, controladores e atuadores, de forma a fomentar a produtividade e a eficiência dos operadores industriais”. 

Patrick Filkins, Diretor de Investigação, Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e IoT na IDC, afirma: “Esta inovação de 5G da Ericsson dará um impulso absolutamente necessário em matéria de iniciativas de rede 5G públicas e privadas. Esta solução permite passar das redes sem fios dependentes do «melhor esforço» destinadas a consumo empresarial e industrial para uma situação altamente fiável aliada a latência baixa ou ultrabaixa, numa abordagem mais ampla e personalizada aos contratos de nível de serviço e qualidade do serviço. A Ericsson está a equipar o setor com o conjunto de funcionalidades de 5G mais avançado até à data, em qualquer espectro, apresentando serviços de comunicação urgentes para diversos cenários de implementação”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.