REDES
Ericsson anuncia tecnologia de 5G mais sustentável

Ericsson anuncia tecnologia de 5G mais sustentável

Ericsson apresenta um novo rádio 5G trissetor de banda tripla que reduz o consumo energético em 40 por cento comparativamente aos rádios de setor único e banda tripla, e reduz o peso do rádio (incluindo a utilização de alumínio) em 60 por cento, minimizando também o espaço ocupado nas instalações.

O novo rádio prolonga as capacidades multibanda dos produtos trissetor da Ericsson ao combinar bandas de frequência de 900, 800 e 700 MHz num rádio compacto compatível com as tecnologias 2G ao 5G. Dada a crescente necessidade de soluções mais sustentáveis por parte das prestadoras de serviços de comunicação (PSC), as capacidades de espetro de banda baixa do Rádio 6646 impulsionarão significativamente a cobertura de 5G e o desempenho de banda média (3,5 GHz) de uma forma eficiente a nível energético.

Uma redução de 40 por cento na utilização de energia pode traduzir-se em poupanças anuais para as instalações, no que se pode comparar com o carregamento de um carro elétrico 40 vezes. Além isso, a redução de 60 por cento no peso do novo rádio trissetor de banda tripla contribuirá adicionalmente para que as PSC minimizem os custos de implementação, o aluguer de torres e a pegada de carbono. Relativamente a instalações de banda única, apenas um Rádio 6646 fará o trabalho de nove rádios.

Vicente Abad, Gestor de Suporte e Tecnologia de RAN na Telefonica Spain, afirma: “O novo Rádio 6646 da Ericsson vai oferecer uma solução altamente compacta e flexível para expandir a cobertura de 5G de uma forma muito rentável e, simultaneamente, económica e sustentável. Acreditamos que a pegada e o consumo energético alcançados serão grandes impulsionadores para o 5G, pelo que ansiamos realizar as primeiras implementações em Espanha.”

David Hammarwall, Chefe de Redes da Área de Produtos da Ericsson, afirma: “O nosso novo rádio energeticamente eficiente combina de forma única as capacidades do espetro num fator de forma fácil de instalar. Isto simplificará as implementações e aumentará a cobertura de 5G, a começar pela Europa. Com a mais recente inovação, as prestadoras de serviços podem aumentar as implementações de 5G Standalone com novas aplicações para consumidores, empresas e comunicações essenciais”.

O Rádio 6646 expandirá o alcance de grande área, com cobertura do exterior para o interior a partir de topos de edifícios e torres para localizações em espaços fechados, nomeadamente escritórios, caves, armazéns e casas. Além disso, aumentará a capacidade das redes 5G, especialmente em conjunto com TDD de banda média em agregação de operadoras e 5G Standalone (5G SA).

O novo rádio também é compatível com banda de 700 MHz, que se espera ser um dos principais espetros das implementações de 5G SA, nas quais as bandas baixas aumentam o desempenho e o alcance de TDD de banda média. Com três bandas baixas combinadas, o Rádio 6646 melhorará a cobertura exterior e interior para todas as gerações móveis (2G a 5G), bem como a IoT. As frequências são vastamente suportadas por dispositivos e fornecem um imenso potencial um potencial imenso para aumentar o crescimento dos serviços de 5G.

O Rádio 6646 segue-se ao lançamento do Rádio 6626 trissetor de banda dupla em 2021, que está disponível comercialmente em mercados a nível global. A Ericsson também anunciou no início deste ano sete novas soluções de 5G RAN, que proporcionam poupanças energéticas significativas e aumentos de capacidade até dez vezes superiores, com uma pegada ecológica mínima ou inexistente.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.