REDES
Ericsson lança três novas soluções para o mercado da IoT

Ericsson lança três novas soluções para o mercado da IoT

A Ericsson divulgou três novas soluções para equipar os prestadores de serviços de comunicação e as empresas de utilities de modo a conseguirem responder aos requisitos e aos serviços do crescente mercado da Internet of Things (IoT)

A IoT está em plena expansão, afirmando-se como um agente de transformação revelastes, uma vez que combina o mundo físico com o digital. De acordo com o mais recente Ericsson Mobility Report, espera-se que existam 28 mil milhões de equipamentos conectados até 2021, mais de metade dos quais através de ligações M2M e IoT.

O potencial e o valor da IoT para a sociedade já foram analisados em diversos estudos. As cidades inteligentes e as casas conectadas, que incluem os equipamentos dos consumidores, representam grande parte desse valor.
Neste sentido, a Ericsson apresenta-se com três soluções para a IoT, com o objetivo de impulsionar as inovações na indústria para casas conectadas e cidades inteligentes, tais como o Smart Metering as a Service, User & IoT Data Analytics e a solução Networs Software 17A Diversifying Cellular for Massive IoT.

O Smart Metering as a Service permite o outsourcing de processos de negócio ponta-a-ponta baseando-se na experiência da Ericsson, que é responsável por mais de 42 milhões de contadores inteligentes em todo o mundo.
Entre os benefícios do Smart Metering as a Service estão o time-to-market reduzido, as capacidades de gestão e de operações com contadores inteligentes, assim como a poupança de custos significativa. As empresas de utilizeis, portanto, beneficiam de um custo total de propriedade mais reduzido e de menor complexidade uma vez que a Ericsson assume o papel de ponto único de contacto com os prestadores de serviços de TI, os operadores de telecomunicações e as empresas de serviços de campo.
Para os consumidores, a medição inteligente e uma rede conectada inteligente permite serviços mais fiáveis, uma faturação mais precisa e a capacidade de controlar a despesa – devido à disponibilização atempada de dados referentes ao consumo. Além disso, suporta também serviços de segurança através da automatização de iluminação, aquecimento e refrigeração – identificados pelo mais recente relatório Ericsson ConsumerLab como áreas de interesse para os consumidores.


A solução User & IoT Data Analytics fornece aos operadores de telecomunicações a oportunidade de potenciar o valor da informação do utilizador e da IoT nas bases de dados das suas redes, ao facultar um motor de analítica em tempo real embutido na base de dados de subscritores.
Esta solução vem ampliar o User Data Consolidation (UDC) da empresa, funcionando em bases de dados de equipamentos celulares e não celulares. Consegue também recolher dados de bases de dados de redes de outros fabricantes e agregar essa informação na análise. Os dados de fonte externas podem ser incluídos e, devido à utilização de exposição segura, são também possíveis perspetivas e aplicações de IoT transversais a várias indústrias.
Como resultado, os operadores poderão melhorar a eficiência operacional interna e expandirem o negócio junto dos consumidores e de indústrias. Paralelamente, têm a capacidade de expandirem os seus papéis no ecossistema de IoT para deixarem de ser simples prestadores de conectividade e conseguirem alcançar um novo patamar na cadeia de valor.

A terceira solução apresentada pela Ericsson, Networks Software 17A for Massive IoT, visa responder aos novos desafios inerentes ao suporte dos vastos números de equipamentos IoT com um abrangente conjunto de casos de uso e requisitos, suportando milhões de ligações de dispositivos IoT por célula.
Estas atualizações, exclusivamente de software, implementam a mais recente série de equipamentos para conexões LTE, Narrowband-IoT (NB-IoT), à infraestrutura de rede existente, para conectividade móvel segura fácil de implementar e fiável e com um reduzido custo total de propriedade.
A NB-IoT é utilizada em aplicações IoT, como a medição ou monitorização através de sensores, e tem uma capacidade de escala flexível para suportar milhões de ligações em cada célula.

As novas soluções anunciadas pela Ericsson complementam as funcionalidades disponibilizadas em versões anteriores para responderem à ampla diversidade de requisitos de IoT.
As soluções Smart Metering as a Service e User & IoT Data Analytics estarão disponíveis no segundo trimestre de 2016, enquanto o Ericsson Networks Software 17A for Massive IoT estará disponível no último trimestre de 2016.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.