REDES
HPE lança portfólio 5G para operadoras

HPE lança portfólio 5G para operadoras

A Hewlett Packard Enterprise acaba de anunciar um novo portefólio com um modelo de consumo as-a-Service para ajudar os operadores de telecomunicações a construir e implementar redes 5G abertas.

O novo portfólio da Hewlett Packard Enterprise propõe-se a acelerar o caminho para o crescimento das receitas com o 5G das empresas de telecomunicações e permitirá que estas implementem mais rapidamente serviços 5G, de forma a oferecerem experiências dinâmicas, personalizadas e em tempo real a colaboradores, clientes e cidadãos. 

Construído em plataformas abertas e que operam entre si e combinando infraestruturas para operadores e componentes de software modulares, o portefólio de ofertas permite que as empresas de telecomunicações incorporem mais automação, se tornem mais ágeis e implementem novos serviços 5G mais rapidamente do seu core, ao seu edge e até às empresas.

 

  • No core das telecomunicações – Um novo stack de software HPE para o core 5G. Esta arquitetura de software aberto, nativo de cloud e baseado em containers, oferece aos operadores as capacidades no core necessárias para fornecer rapidamente novos serviços 5G aos seus clientes.
  • No edge das Telcos – A HPE continua a inovar com a plataforma mais densa e robusta para propósitos generalistas que permite a implementação de soluções de Virtual Radio Access Networks (vRAN) e Multi-access Edge Computing (MEC). Estas soluções da HPE proporcionam às Telcos um ambiente de serviço de TI para o edge das redes móveis.
  • No edge da empresa – Os serviços inovadores da Aruba Central, incluindo o Air Pass Wi Fi / roaming 5G e a gestão de SLA do Air Slice, ajudam os operadores a estender a cobertura 5G até ao edge das empresas – onde pessoas, dispositivos e coisas interagem para gerar resultados para o negócio – permitindo acesso contínuo a utilizadores ligados a Wi-Fi e dispositivos de IoT (Internet of Things).
  • Infraestrutura como um serviço com o HPE GreenLake – Disponíveis através de um modelo flexível e gerido pay-as-you-go, estas soluções oferecem aos operadores uma forma atrativa e rápida de implementar serviços 5G, permitindo reduzir investimentos iniciais em capital e minimizar o risco, tirando partido de hardware e software especializado e comprovado, tanto para o edge das redes das empresas como das telcos. 

“As soluções abertas são essenciais para a natureza evolutiva própria das redes 5G e, com o HPE 5G Core Stack, os operadores de telecomunicações podem reduzir custos operacionais, implementar funcionalidades mais rapidamente e manterem-se abertos a várias redes e tecnologias, evitando ficarem presos a uma abordagem de fornecedor único”, refere Phil Mottram, Vice Presidente e Diretor Geral da unidade de negócios de Communications and Media Solutions da HPE. “A HPE possui um dos mais amplos portefólios 5G do mercado e está posicionada de forma única para ajudar as Telcos a construir um core da rede 5G aberto a vários fornecedores, otimizar o edge das redes 5G com soluções vRAN e oferecer novos serviços de conectividade e computação às empresas utilizando MEC e Wi-Fi 6.”

O 5G promete revolucionar o cenário tecnológico, mas a jornada para o 5G em larga escala está ainda numa fase inicial. Para conhecer a fundo os benefícios e o poder do 5G, é necessário combinar o core autónomo 5G com as redes incipientes de acesso de rádio 5G. As redes das gerações anteriores dependiam frequentemente de sistemas proprietários e integrados verticalmente por um único fornecedor, mas o 5G oferece a oportunidade de migrar para plataformas abertas e nativas da cloud que utilizam servidores standard juntamente com componentes de software modulares de diferentes fornecedores, permitindo que os operadores de telecomunicações possam rentabilizar mais rapidamente novos serviços inovadores das redes 5G. 

No edge das telcos, a infraestrutura de rede herdada das redes de acesso de rádio (RAN) também usa tecnologia de rede proprietária que resulta em elevados custos operacionais e agilidade limitada. Além disso, as frequências mais elevadas das redes 5G têm problemas em penetrar nos edifícios e, portanto, os operadores de telecomunicações terão de conseguir utilizar tanto redes RAN 5G como Wi-Fi 6 nas empresas, com vista a fornecer serviços ininterruptos aos seus clientes quando estes entrarem, por exemplo, em centros comerciais, polos universitários ou escritórios. 

O portefólio 5G aberto da HPE oferece a solução para estes desafios das redes 5G no core e no edge das telcos, mas também nas redes das empresas. Promete ainda explorar plenamente todo o potencial do 5G ao permitir uma série de novas aplicações numa grande variedade de setores, incluindo automóvel, educação, financeiro, serviços públicos, indústria e fornecimento de água, gás e eletricidade. 

Estas tecnologias aptas para 5G do edge à cloud estão disponíveis num modelo pay-as-you-go ou de subscrição através do HPE GreenLake para ajudar a acelerar o lançamento da infraestrutura 5G sem necessidade de investimento de capital inicial e a gerir a incerteza, tanto temporal como de dimensionamento, das implementações 5G. Com o HPE GreenLake, as Telcos podem crescer e expandir a sua rede à medida que surjam novos utilizadores e pagar mensalmente com base na utilização. Através do HPE GreenLake, a infraestrutura 5G pode ser operacionalizada pela HPE em nome do operador para libertar recursos para inovação.

O verdadeiro valor do 5G só será plenamente concretizado quando as redes de acesso por rádio forem combinadas com uma rede core 5G. Isto permitirá uma gestão holística, partilha de dados e divisão em redes virtuais 5G com utilizações e características dedicadas. A promessa do 5G será potenciada através de plataformas abertas e modernas, interoperáveis com as redes existentes, para permitir que os operadores de telecomunicações disponibilizem rapidamente novos serviços 5G ao mercado, enquanto fazem a transição de redes da geração anterior.

O HPE 5G Core Stack é uma arquitetura de software nativa de cloud para o core 5G, baseado em containers, que acelera o caminho para novas fontes de receitas do 5G. Integra-se perfeitamente nas redes da geração anterior e está pronto para o futuro e para os próximos avanços tecnológicos nos standards do 5G. O HPE 5G Core Stack estará disponível como uma plataforma integrada de software e hardware, com base em arquiteturas de referência da HPE para o core e edge das Telcos e suportada pelo HPE GreenLake. Ao implementar um core 5G verdadeiramente aberto e nativo de cloud, os operadores de telecomunicações podem substituir as funções de rede conforme necessário, permitindo responder assim às evoluções do mercado sem estarem dependentes de um único fornecedor.


Virtualizar a rede de acesso por rádio e operacionalizar a computação no edge

Para otimizar os novos serviços no edge das Telcos, a HPE continua a inovar no edge do 5G e está a desenvolver novas soluções de infraestrutura para suportar soluções vRAN e MEC, no edge das telcos e também das empresas. Na fronteira entre o edge das telcos e o das empresas, os operadores necessitam de capacidade para oferecer novos serviços de computação e as empresas precisam de uma forma eficiente de os consumir. 


Expandir a experiência 5G para a empresa com Wi-Fi 6

Hoje, quando os utilizadores entram num edifício e se ligam manualmente à rede Wi-Fi da empresa para manter uma ligação de desempenho elevado no interior, o acesso pode perder-se, limitando a capacidade dos operadores de telecomunicações de fornecer serviços. Utilizando a tecnologia Passpoint® e o novo serviço Aruba Air Pass, os subscritores de serviços móveis podem agora percorrer de forma segura e automática as redes Wi-Fi dos clientes corporativos da Aruba, usando as suas credenciais SIM, e ficarem visíveis para os operadores de rede móvel. Esta tecnologia estende a presença do 5G para dentro da empresa, permitindo o acesso das telcos aos utilizadores e dispositivos de IoT conectados por Wi-Fi, o que é essencial para manter elevados níveis de serviço e a capacidade de criar e rentabilizar novos serviços.

A HPE fará parcerias para potenciar oportunidades sobre soluções Aruba Air Pass e Air Slice com o objetivo de melhorar ainda mais a integração da rede com os edges dos clientes. Isto permitirá que os utilizadores transitem das redes móveis 5G para Wi-Fi sem disrupção, com a garantia de qualidade de serviço, sendo tudo gerido a partir do Aruba Central que é baseado em cloud. O Aruba Central é uma plataforma unificada de operações que oferece garantia e segurança de rede e simplifica a implementação, a gestão e a garantia de serviços de ambientes wireless e SD-WAN.

“O 5G tem o potencial de revolucionar as nossas vidas digitais e a combinação do 5G com Wi-Fi 6 apresenta às telcos um leque ilimitado de possibilidades para oferecer aos seus assinantes serviços novos e apelativos que podem transformar a experiência do utilizador”, refere Keerti Melkote, president of Intelligent Edge na HPE e fundador da Aruba Networks. “Com um amplo portefólio de inovações desde o core das telcos até o edge das empresas, a HPE é a única empresa de plataformas consumidas como um serviço que pode oferecer infraestrutura, soluções de software e conhecimento técnico para dar suporte às telcos globais na sua busca de cumprir plenamente a promessa do 5G”. 

 

Disponibilidade

O HPE 5G Core Stack completo estará disponível globalmente no segundo semestre de 2020 através do HPE GreenLake (as-a-service). 

As arquiteturas de edge e core otimizadas para Telcos e o HPE Edgeline EL8000, a plataforma edge também otimizada para operadores, já estão disponíveis para compra, inclusivamente através do HPE GreenLake.

O Aruba Air Pass e o Aruba Air Slice estão também já disponíveis. 

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.