REDES
IBM reforça aposta na IoT

IBM reforça aposta na IoT

A multinacional norte-americana IBM anunciou no final do passado mês de março que irá investir 3 mil milhões de dólares com vista à criação de uma nova unidade de negócio no setor da Internet das Coisas (IoT), na sequência de outras iniciativas anteriores. Aquela companhia está igualmente a desenvolver uma plataforma aberta baseada na nuvem para ajudar clientes e parceiros de negócio a integrarem melhor e em tempo real os dados de diferentes fontes nos respetivos negócios

O anterior trabalho da IBM nas áreas de Smarter Planet e de Smarter Cities tinha já como enfoque aplicações práticas da IoT – tendo levado ao desenvolvimento de soluções para cortar os níveis de criminalidade, minimizar o risco no trabalho diário dos bombeiros, ou monitorizar a qualidade do abastecimento de água em contextos urbanos: a dita empresa é líder na implementação empresarial de soluções na área da Internet das Coisas que, de forma segura, reúnem e analisam dados de uma ampla variedade de fontes. As novas soluções e ofertas IBM deverão ser disponibilizadas por meio de uma plataforma aberta que deverá permitir não só aos programadores e operadores das empresas projetarem e fabricarem dispositivos cada vez mais e melhor conectados, mas também a criação de sistemas que tiram partido dos dados empresariais e da IoT para facilitar a tomada de decisões de negócio.
De acordo com a IBM 90% de todos os dados gerados por dispositivos como smartphones, tablets, veículos conectados e outros aparelhos nunca são analisados ou usados para tomar decisões: mais de 60% desses dados começam a perder valor e atualidade milésimos de segundos depois de serem gerados. Para resolver esta questão, a IBM anuncia novas ofertas. Entre estas contam-se:

1. A IBM IoT Cloud Open Platform. Novos serviços de analítica para desenhar e disponibilizar soluções verticais na área da Internet das Coisas na IBM Cloud para os clientes da indústria. Esta plataforma aberta também está disponível para os clientes e parceiros do ecossistema IBM que queiram criar as suas próprias soluções orientadas para os dados. A IBM vai disponibilizar, por exemplo, um serviço baseado na cloud que vai ajudar as seguradoras a extrair novo conhecimento a partir de veículos conectados, com o objetivo de definir tabelas de preços mais dinâmicas e a prestação de serviços personalizados.

2. A IBM Bluemix IoT Zone. Novos serviços IoT a partir da plataforma-como-um-serviço IBM Bluemix que vai permitir a integração fácil de dados para o desenvolvimento e implementação de novas aplicações IoT baseadas na cloud, ou melhorar as atuais.

3. O IBM IoT Ecosystem. Expansão do ecossistema de parceiros na área da Internet das Coisas, como as empresas AT&T, ARM, Semtech e The Weather Company – de modo a garantir a integração segura e contínua de soluções e serviços de dados na plataforma aberta da IBM.

As novas capacidades encontram-se espelhadas na recente parceria da IBM com a empresa norte-americana The Weather Company, presente em todo o mundo, que fornece mais de 26 mil milhões de previsões meteorológicas por dia. Tais informações têm por base mais de 100 000 sensores meteorológicos particulares, aeronaves e drones, bem como milhões de smartphones e até mesmo veículos em movimento. A IBM e a The Weather Company propõem-se ajudar as empresas a operacionalizarem e a compreenderem o impacto do clima sobre os resultados de negócio para em seguida agirem de modo a otimizarem as divisões da empresa que mais se ressentem.

O Vice-Presidente Sénior da IBM Analytics, Bob Picciano, afirmou na sequência do anúncio das novas ofertas que “o nosso conhecimento do mundo aumenta a cada sensor e dispositivo conectado, mas é frequente não tirarmos proveito deles, mesmo quando sabemos que podemos garantir um resultado melhor” – acrescentando que a área em questão constitui “um dos principais focos de investimento para a IBM, porque é uma oportunidade única e abrangente onde a inovação prevalece”.

A IBM irá emitir um evento em streaming em tempo real relativo a este tema no próximo dia 9 de abril às 11H00 (fuso horário da costa leste dos EUA). Ver http://www-01.ibm.com/software/info/internet-of-things/iot-prod/iot-announcement.html.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.