REDES
Investigação da Schneider Electric e da IDC revela desafios de computação edge

Investigação da Schneider Electric e da IDC revela desafios de computação edge

Um estudo da IDC, pedido pela Schneider Electric, revela os fatores que impulsionam as implementações, desafios e soluções de edge computing

A Schneider Electric as conclusões de um white paper pedido à IDC, intitulado “Succeeding at Digital First Connected Operations”, que destaca o poder do Edge Computing para permitir a transição para um mundo orientado pelo digital. O documento apresenta as respostas de mais de mil profissionais de TI e operações dos segmentos industrial, da saúde, educação e outras áreas, bem como diversas entrevistas de fundo com empresas industriais.

Os entrevistados, escolhidos a nível global, representam empresas dos EUA, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, Índia e Irlanda, cuja dimensão varia entre cem a mais de mil colaboradores. As suas respostas ofereceram insights sobre os fatores que impulsionam os investimentos no Edge, os desafios que as empresas enfrentam, os obstáculos ao investimento contínuo e recomendações estratégicas para recursos Edge preparados para o futuro.

À medida que as organizações procuram criar experiências novas ou melhoradas para os clientes, tornar-se mais eficientes a nível operacional, reforçar a segurança e a proteção e ser mais sustentáveis, estão a apoiar-se mais nas tecnologias digitais. Este white paper examina o papel crucial que o Edge Computing e as suas aplicações desempenham na habilitação de operações conectadas e digitais”, afirmou Chris Hanley, SVP, Commercial Operations & Global Channels da Schneider Electric. “Destaca ainda as estratégias que os profissionais e decisores de TI podem adotar para preparar os seus recursos de Edge Computing para o futuro, para dar suporte a operações remotas, conectadas, seguras, fiáveis, resilientes e sustentáveis”.

O Edge Computing é um dos principais facilitadores de um paradigma digital-first. De facto, os casos de utilização mais comuns de infraestrutura Edge incluem sistemas de cibersegurança para monitorizar a rede operacional de forma local, bem como armazenar e processar dados operacionais para os levar para a Cloud. Para além disto, quando questionadas sobre o que motivou o seu investimento em Edge Computing para apoiar estas cargas de trabalho, as organizações indicaram “reforçar a cibersegurança” (50%) e a “resiliência e fiabilidade dos sistemas” (44%). No entanto, existem vários desafios que devem ultrapassar para garantir que a sua infraestrutura Edge e, portanto, as operações conectadas, são resilientes e fiáveis. Apesar do potencial do Edge, muitas organizações relatam problemas de conectividade e falhas de energia. De facto, 32% dos inquiridos registou “falta de conectividade ou conectividade lenta” com as suas aplicações Edge, e 31% sofreu uma “falha de energia elétrica ou pico de energia com duração superior a 60 segundos”.

Desafios a ultrapassar na transição para operações digitais conectadas

  • Segurança: Quando se trata de operações conectadas, as preocupações de segurança física e cibersegurança são elevadas. Tal exigirá sistemas e processos adaptados a este novo paradigma; no entanto, uma vez conectado à cloud, o poder dos dados operacionais pode ser aproveitado para impulsionar diversos casos de utilização novos e melhorados. Estes dados podem incrementar a colaboração em toda a empresa e capacitar capacidades de operações remotas que resultam na eficácia da força de trabalho, garantindo que as empresas têm capacidades resilientes;
  • Competências: A força de trabalho precisa de ter as competências certas para trabalhar em todas as configurações de tecnologia e ser capaz de se alinhar internamente para impulsionar mudanças. Esta abordagem exigirá que as empresas se envolvam com novos parceiros de ecossistema dentro e fora de sua organização;
  • Fiabilidade: À medida que mais capacidades de operações locais são suportadas diretamente de forma remota através do Edge conectado, a fiabilidade é uma preocupação crítica.

Os recursos Edge resilientes são a base para migrar para operações digitais conectadas”, comentou Jeniffer Cooke, Research Director, Edge Strategies da IDC. “As organizações vão ficar vulneráveis se e quando a sua tecnologia falhar. Para preparar as implementações Edge para o futuro, os líderes devem desenvolver uma estratégia que dê resposta às preocupações, como questões de cibersegurança e conectividade, e garanta o acesso às competências necessárias para manter as infraestruturas Edge resilientes”.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.