REDES
ISE 2015 – Destaques das novas soluções para controlo de habitações e edifícios (2)

ISE 2015 – Destaques das novas soluções para controlo de habitações e edifícios (2)

Diversos associados da norma internacional KNX deram a conhecer publicamente durante a última edição da feira Integrated Systems Europe (ISE) – que decorreu na cidade holandesa de Amsterdão entre os passados dias 10 e 12 de fevereiro – a mais recente geração de sistemas multi-sala no setor do controlo de casas e edifícios. Os produtos em questão são cada vez mais simples e convenientes, tanto na óptica do instalador como do consumidor final.

As soluções apresentadas no stand conjunto da KNX durante a dita feira abrangeram a visualização em dispositivos portáteis (smartphones, tablets, e PCs), comunicações de tipo remoto, e aplicações de áudio/vídeo para automação doméstica – áreas que, de acordo com os fabricantes, estão a tornar habitações e edifícios mais automatizados e sustentáveis com um esforço cada vez menor. O stand da KNX ocupou a cabine C92, no pavilhão 12 do Amsterdam RAI.


Pulsar Engineering Srl

O ThinKnx desta companhia sedeada em Milão (Itália) é um supervisor universal para a automação de construção que permite gerir todas as funções de sistemas integrados em edifícios ou habitações inteligentes. Pode – através das suas interfaces simples e apelativas, mas altamente personalizáveis – interagir com dispositivos KNX e ligá-los a outros buses standard, a dispositivos de segurança, a sistemas CCTV e HVAC, a aparelhos de entretenimento Áudio/Vídeo, a intercomunicadores de portas, etc. O produto é alegadamente um instrumento importante para ajudar os proprietários de edifícios a melhorar a eficiência energética e segurança dos mesmos: ajuda também os integradores de sistemas por meio de ferramentas intuitivas e versáteis, a criarem interfaces de utilizador muito fáceis de implementar, manter, e ajustar às espectativas dos clientes.
O Brickbox é por seu lado um produto que permite o controlo de dispositivos KNX que não sejam compatíveis de origem com este protocolo – funcionando como uma porta inteligente que insere a totalidade das funções avançadas do sistema ThinkKnx de uma forma muito simples e modular. O referido produto possibilita a o controlo bidirecional de fontes áudio como o Sonos ou o Nuvo, de dispositivos multimédia e de transmissores de infravermelhos (IV), de painéis de segurança, e de sistemas baseados em outro bus – como o ModBus, o SCS (BTicino MyHome), o bus de ethernet, e o bus em série. Pode ser usado como coletor de dados (logger) ou verificador da integridade do sistema (pinger). Fornece ainda serviços de cenário, de porta genérica, de notificações push, de SMS, e de funções lógicas já presentes no sistema de supervisão ThinKnx.

Simon SA

Esta empresa espanhola apresentou o seu novo conceito de interface tátil – ao qual deu o nome de coleção Sense – que afirma combinar esta finalidade com um sentido de ergonomia pensado para o uso pessoal. A modularidade dos produtos Sense permite aos utilizadores combinarem diferentes funções com vista a um conforto e a um controlo acrescidos – controlando a iluminação, o sistema de ar condicionado, e as persianas de qualquer espaço interior. Interage também com os utilizadores, alertando-os para a ação que está a ser efetuada: aqueles podem receber uma resposta háptica, ao pressionarem ou deslizarem o dedo sobre a superfície, através de vibrações ou de luzes LED. A coleção disponibiliza três versões (Regular, Custom, e Personal) que permite aos referidos utilizadores personalizarem a iluminação elétrica, a temperatura, e a abertura das persianas de cada uma das divisões.

TCI GmbH

Os ecrãs táteis de 7 e 10 polegadas puréKNX apresentados pela alemã TCI oferecem uma solução eficiente em termos de custos para o equipamento de instalações KNX com interfaces gráficas de utilizador. A parametrização de visualização destes produtos é diretamente efetuada pelo software ETS sem qualquer esforço adicional de engenharia. A visualização e a interface de utilizador são criadas automaticamente e, caso o cliente decida utilizar posteriormente uma superfície individual, a geração automática da primeira pode ser adaptada através de um editor. As aplicações móveis para Android e iOS permitem aos utilizadores operarem os dispositivos a partir de smarphones ou de tablets com o mesmo sentido visual e prático. A montagem dos painéis nas paredes é efetuada por intermédio da caixa in-wall da TCI.

TENSE Top Design Switches BVBA

A belga Tense criou e apresentou recentemente duas versões douradas – uma brilhante e a outra escovada – do seu interruptor de botão tátil INTENSITY e do seu controlador de sala INFINITY. Os LEDs de várias cores das zonas de toque (uma, duas, ou quatro) acendem-se ao serem tocados, tornando produtos muito apelativos em termos estéticos: os painéis podem desempenhar uma vasta variedade de funções. A companhia também lançou um novo detetor MOTIVITY em duas versões. A de teto – com um diâmetro de apenas 16 mm, um raio de ação de 8 m, e uma altura máxima de 4 m com visão de 360º – permite controlar a luminosidade, monitorizar a temperatura, e detetar o movimento na divisão. A de parede inclui por sua vez as funções de sensor de temperatura, e de detetor de movimento. os produtos estão disponíveis em vidro, alumínio, pedra, e Corian (polímero sintético da DuPont).

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.