REDES
ISE2015 – Destaques das novas soluções para controlo de habitações e edifícios (1)

ISE2015 – Destaques das novas soluções para controlo de habitações e edifícios (1)

Diversos associados da norma internacional KNX deram a conhecer publicamente durante a última edição da feira Integrated Systems Europe (ISE) – que decorreu na cidade holandesa de Amsterdão entre os passados dias 10 e 12 de fevereiro – a mais recente geração de sistemas multi-sala no setor do controlo de casas e edifícios. Os produtos em questão são cada vez mais simples e convenientes, tanto na óptica do instalador como do consumidor final

As soluções apresentadas no stand conjunto da KNX durante a dita feira abrangeram a visualização em dispositivos portáteis (smartphones, tablets, e PCs), comunicações de tipo remoto, e aplicações de áudio/vídeo para automação doméstica – áreas que, de acordo com os fabricantes, estão a tornar habitações e edifícios mais automatizados e sustentáveis com um esforço cada vez menor. O stand da KNX ocupou a cabine C92, no pavilhão 12 do Amsterdam RAI.


Dakanimo

A empresa sedeada em Hamburgo (Alemanha) apresentou o seu interruptor Kamereon dotado com novas funcionalidades que lhe dão valor acrescentado. Na roda onde anteriormente se podia apenas visualizar o valor de controlo da entrada local de sinal, agora é também apresentado o último valor. Para além disso o interruptor permite regressar ao esquema global de cores após a seleção da opção “período de desfasagem” (lag time) na sequência da operação de um dado objeto. A sensibilidade do produto, e consequentemente a sua velocidade de operação, foi aumentada em 2/3 – adaptando-se deste modo a utilizadores com mais experiência na área digital.

Elsner Elektronik GmbH

O Suntracer KNX desta empresa alemã tem uma elegante mas discreta carcaça exterior que apoia, em vez de prejudicar, o efeito global da arquitetura do edifício. A referida estação de monitorização climatérica está equipada com um recetor GPS e sensores para medir a luminosidade, a velocidade dos ventos, a temperatura, a precipitação, e a pressão atmosférica: o software desta unidade oferece um controlo de zonas de sombra para até oito fachadas com o seguimento dos limites das sombras e funções adicionais – temporizador, portas lógicas, e comparadores.

Já a nova versão do software do ecrã Corlo Touch KNX permite configurá-lo de forma automática, deixando aos utilizadores apenas o trabalho de o reajustar e de automatizar as alterações na divisão – independentemente da configuração ETS do integrador. O modelo ampliado do controlador da divisão, o Corlo Touch KNX WL, oferece não só um conetor Wi-Fi mas também uma interface de KNX. A ligação sem fios pode ser por exemplo usada para o controlo via smartphone ou PC tablet. A Corlo Mobile App leva todas as funções do Corlo Touch ao dispositivo móvel – possibilitando uma confortável operação tanto manual como automática da sala ou divisão.

EMT Controls

A empresa turca deu a conhecer em Amsterdão as suas duas novas portas DALI-KNX, o HCM115-2 e o HCM115-4. Estes dispositivos podem ser agora usados em aplicações com grande dimensão, como centros comerciais, hotéis, e aeroportos – disponibilizando dois e quatro canais DALI com respetivamente 128 e 256 balastros. São alegadamente uma solução fácil e fiável para a utilização da norma KNX enquanto a espinha dorsal da automação e controlo de balastros com o bus DALI. A série HCM115 tem ainda a vantagem de apresentar uma porta USB integrada, dispensando assim a necessidade de cabos DALI-USB durante as etapas de comissionamento e deteção de falhas.

A GuestConfort Eco – descrita como a próxima geração de soluções para poupança de energia no setor hoteleiro – elimina a necessidade e substitui os tradicionais relés de suporte de cartões-chave. Os seus cenários programáveis de eficiência energética otimizam a automação HVAC permitindo manter ao mesmo tempo um alto nível de conforto. O seu desenho é adequado tanto para edifícios novos como para estruturas já existentes. A interface online baseada na norma KNX abre algumas possibilidades, entre as quais a implementação de cenários de check-in e check-out, e a utilização das informações relativas à ocupação em tempo real de forma a otimizar o serviço de quartos e os planos de tarefas dos empregados. Este sistema é compatível com os suportes de cartões e o sensor térmico de ocupação RealPresence+ da EMT Controls.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.