REDES
Mercedes aposta em transportes públicos autónomos

Mercedes aposta em transportes públicos autónomos

Muito se tem falado acerca dos carros autónomos e muitas opiniões garantem que esta inovação trará o fim dos transportes públicos. O autocarro autónomo da Mercedes "diz" o contrário

A Mercedes considerou que a tecnologia dos carros autónomos poderia ser elevada a um patamar e, nesse sentido, desenvolveu o seu próprio veículo inteligente, Future Bus, que já deu provas da sua eficiência ao conseguir fazer uma viagem de 20km.

Não se compara ainda à eficiência dos carros autónomos da Google, mas a verdade é que, ao conseguir realizar uma viagem que se iniciou no aeroporto de Amsterdão e terminou na cidade de Haarlem, o Future Bus já deu um grande passo.

Estes 20km incluíram inúmeros túneis, semáforos e outros obstáculos e, embora chamemos o Future Bus de um autocarro autónomo, a verdade é que ele não é autónomo a 100%, uma vez que as leia locais obrigam a que esteja sempre presente um motorista, no caso de haver uma emergência.

A tecnologia do Future Bus foi adaptada do software utilizado nos camiões autónomos da Mercedes, Daimler, e é capaz de reconhecer todos os objetos da estrada, paragens de autocarro, e consegue perceber quando os passageiros estão a entrar e sair, mesmo em hora de ponta.

O autocarro, cujo limite de velocidade se situa nos 70km/h, mantém uma comunicação permanente com as infraestruturas da cidade, recebendo informações sobre os semáforos, e recolhendo outros dados relativos ao estado da cidade, como possíveis buracos na estrada, que são reportados a uma central.

Para a Mercedes era imprescindível desenvolver um veículo inteligente e autónomo, capaz de acompanhar o ritmo acelerado das cidades e o seu crescimento populacional constante.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.