REDES
Minsait traz conetividade 5G para ambientes industriais

Minsait traz conetividade 5G para ambientes industriais

A Minsait lançou uma proposta diferencial para acelerar a transformação digital das empresas através da implementação de redes privadas 5G em ambientes industriais

A Minsait lançou uma proposta diferencial para acelerar a transformação digital das empresas através da implementação de redes privadas 5G em ambientes industriais. Esta solução de ponta a ponta abrange desde a identificação das necessidades a cobrir na indústria até à implementação do sistema, incluindo a infraestrutura necessária e a gestão e supervisão de toda a rede privada. Desta forma, a Minsait disponibiliza às empresas os benefícios de todo o potencial que estas redes oferecem para a implementação de casos de uso nas empresas, com capacidade para fornecer conectividade 5G (e 4G) para comunicações em áreas remotas com pouca ou nenhuma cobertura.

Embora exista cada vez mais possibilidades de utilizar espetro livre ou bandas partilhadas disponíveis para a indústria, podem também ser alcançados acordos de partilha de espectro com operadores para complementar as suas redes em ambientes rurais ou isolados, e para clientes que pretendam manter o controlo total da sua rede, garantindo simultaneamente a segurança e a privacidade, uma vez que os dados permanecem nas suas próprias instalações e sistemas.

As redes privadas 5G têm inúmeras aplicações possíveis nas indústrias verticais tais como a indústria transformadora, a energia (serviços públicos), a construção e mineração, o transporte e logística, o entretenimento e a agricultura. Proporcionam um nível mais elevado de segurança e privacidade, bem como um melhor desempenho, fiabilidade e mobilidade em comparação com outras redes (por exemplo, Wi-Fi).

O 5G também aumenta a largura de banda e o número de dispositivos, e diminui a latência em comparação com as redes móveis anteriores. Além disso, estas redes privadas, que são totalmente compatíveis com outras redes existentes, apresentam flexibilidade e personalização que melhoram a eficiência, economia de custos e, por sua vez, facilitam a construção de novos casos de uso nas indústrias verticais.

Além disso, o 5G permite muitas tecnologias inter-relacionadas que abrem novas oportunidades de crescimento nas empresas, como por exemplo: a Internet das Coisas (IoT), análise de dados em tempo real, Inteligência Artificial (IA) e machine learning. Introduz assim novos casos de uso que anteriormente não eram viáveis em ambientes industriais, tais como fabrico avançado, manutenção preventiva de infraestruturas e melhoria da segurança nas instalações através da utilização de um maior número de sensores, permitindo ainda a melhoria e digitalização parcial ou total dos processos, através de robôs, câmaras, drones e realidade aumentada.

A solução de rede privada 5G da Minsait baseia-se no conceito "Network in a box" e utiliza equipamento compacto com componentes pré-integrados e fáceis de implementar, tais como um núcleo de rede móvel virtualizado e Edge Computing, o que permite implementações rápidas a um custo mais baixo. Esta é também uma solução autónoma com ferramentas simples e poderosas de gestão e monitorização da rede, e integra uma solução de comunicações encriptada para voz, chamadas de vídeo, PTT (Push-to-talk) e mensagens instantâneas.

Não obstante, para assegurar uma implementação bem-sucedida é importante ter parceiros tecnológicos fiáveis que possam ajudar as indústrias a identificar os requisitos necessários para satisfazer as suas expectativas e superar a complexidade que tal implementação pode inicialmente implicar, assegurando ao mesmo tempo uma relação custo-benefício positiva.

A Minsait publicou um relatório que explica o que são redes privadas 5G e a sua aplicação em ambientes industriais: https://www.minsait.com/en/news/insights/5g-private-networks-solution-needs-vertical-industries

A proposta da Minsait de encorajar a chegada de redes privadas 5G em ambientes industriais está alinhada com a sua oferta Phygital de soluções end-to-end que ligam os mundos físico e digital (OT/IT), especificamente no campo da operação de infraestruturas e gestão de ativos. Uma oferta que responde à rápida transformação que a gestão do mundo físico está a sofrer através da digitalização, com foco em várias tendências: o desaparecimento das barreiras entre TI e OT, o crescimento exponencial da conectividade, a melhoria da capacidade de análise de dados através da Inteligência Artificial e a transformação das cadeias de valor com um peso crescente da sustentabilidade.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.