REDES
NOS apoia empresas na passagem para o 5G

NOS apoia empresas na passagem para o 5G

O novo programa FAST 5G nasce com o objetivo de acelerar a adoção de soluções inovadoras assentes em 5G que enderecem os desafios das empresas nacionais do setor industrial

Consciente do valor disruptivo da nova geração de redes móveis, a NOS pretende acelerar a utilização de 5G nas empresas portuguesas de grande dimensão e em forte crescimento e, assim, contribuir para a sua competitividade e para o desenvolvimento económico do país.

O novo programa FAST 5G nasce com o objetivo de acelerar a adoção de soluções inovadoras assentes em 5G que enderecem os desafios das empresas nacionais do setor industrial.

Em parceria com a Fábrica de Startups, a iniciativa desafia os participantes a encontrar oportunidades de resolver problemas concretos e acelerar a transformação digital a partir das tecnologias potenciadas pelo 5G, incluindo Internet of Things, Data Analytics, Cloud Computing, Realidade Virtual e Aumentada ou Cibersegurança entre outras.

“Apoiar a inovação do tecido empresarial faz parte da liderança da NOS no 5G. Queremos colocar os nossos recursos, humanos e tecnológicos, e a nossa rede de suporte ao ecossistema de inovação, ao serviço de todo o tecido empresarial, desde startups a grandes negócios. E, desta forma, facilitar a jornada de digitalização das empresas portuguesas, a qual será altamente impulsionada pelo 5G.” afirma João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações.  

Com  início a 3 de março, o FAST 5G está estruturado em três fases: imersão, ideação e conceção. A imersão será realizada através de um webinar inicial,  focado na apresentação e análise de use cases de sucesso na aplicação industrial do 5G. É aberto a todos os interessados através de inscrição.

A fase seguinte, direcionada às empresas candidatas selecionadas, contempla a realização de ideation sprints para identificação de problemas e brainstorming de soluções e tem a duração de aproximadamente dois meses.

A última fase, conceção, consiste na apresentação, à gestão de topo de cada empresa participante, das propostas de transformação baseadas em tecnologia 5G, tendo em conta a viabilidade das soluções escolhidas e a criação de um business case, incluindo quantificação dos benefícios e estimativa do investimento necessário.

O FAST 5G é sustentado na metodologia FastIdea da Fábrica de Startups, baseada nos conceitos de design thinking, lean startup e agile development, aplicada já em mais de 100 programas em Portugal.

Este programa, sem qualquer custo associado para as empresas selecionadas, conta com a participação dos facilitadores João Ricardo Moreira, Administrador da NOS Comunicações, António Lucena de Faria, Founder e CEO da Fábrica de Sartups, Pedro Machado, Head of B2B New Business na NOS, André Marquet, Co-Founder da Productized, e Miguel Adrego, 5G B2B Team Lead na NOS.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.