REDES
Plataforma Minsait ajuda a otimizar sustentabilidade das operações

Plataforma Minsait ajuda a otimizar sustentabilidade das operações

Minsait lança Phygital, a sua proposta inovadora para ligar o mundo físico e digital, de forma a otimizar as operações físicas com tecnologias digitais para as tornar mais eficientes, transformar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e contribuir para objetivos de sustentabilidade através da redução do impacto ambiental.

A Minsait, uma empresa da Indra, anunciou o lançamento do Phygital, uma proposta inovadora de soluções end-to-end com o objetivo de ligar o mundo físico e digital (OT/IT) em cinco áreas prioritárias: operação de infraestruturas, gestão de ativos, fabrico e logística, cidades e territórios, e sustentabilidade e clientes.

O seu objetivo é melhorar a eficiência, rentabilidade e flexibilidade das operações em todos os tipos de ativos, produtos ou infraestruturas físicas, transformar a interação das empresas com os seus clientes e contribuir para os objetivos de sustentabilidade nas suas múltiplas vertentes de redução da pegada de carbono, economia circular e impacto social.

A proposta Phygital da Minsait baseia-se, também, nas principais práticas técnicas da empresa, tais como análise de dados e inteligência artificial, experiência do utilizador, arquiteturas e plataformas, internet das coisas (IoT) e tecnologia geoespacial e mobilidade.

"O Phygital é um vetor estratégico para o crescimento da Minsait, que surge para dar resposta à transformação acelerada da gestão do mundo físico através da digitalização com foco em três tendências: o desaparecimento das barreiras entre TI e OT, o crescimento exponencial da conectividade e da capacidade de análise de dados através da Inteligência Artificial e a transformação das cadeias de valor que têm cada vez mais peso na sustentabilidade", refere Leonardo Benítez, diretor de Phygital na Minsait.

Graças à introdução de tecnologias digitais na gestão do mundo físico, a Minsait oferece sistemas avançados de controlo e monitorização em tempo real que permitem o funcionamento eficiente de infraestruturas críticas e impulsionam a transição energética para uma economia descarbonizada através da implementação de soluções inteligentes de contagem e gestão distribuída de recursos energéticos. Estes sistemas facilitam também a gestão de todos os tipos de bens (concentrados, lineares e distribuídos) com inteligência artificial e tecnologias gémeas digitais para reduzir incidentes e aumentar a sua vida útil.

O Phygital engloba, também, outros âmbitos tais como tecnologias de localização e rastreabilidade, para melhorar a eficiência das cadeias de abastecimento e a segurança das pessoas, soluções de gestão energética e melhoria do ciclo da água, para reduzir o impacto das operações no ambiente, e a implementação de plataformas que facilitem a gestão integrada e inteligente dos serviços públicos e atividades económicas como o turismo e a agricultura.

Para apoiar os seus clientes nesta transformação, a Minsait tem uma oferta de produtos inovadores comercializados sob a marca Onesait com 18 menções na Gartner, um poderoso ecossistema de parceiros que apoiam a estratégia de crescimento global da empresa e mais de 800 profissionais especializados. 

A Minsait reforça esta oferta com capacidades operacionais e de gestão end-to-end e um conhecimento profundo do sector como aliado tecnológico e estratégico dos clientes em vários setores, tais como serviços financeiros, energia, telecomunicações, indústria e administração pública em mais de 45 países. A empresa tem 120 referências no campo das cidades e territórios inteligentes, mais de 10.000 empresas estão ligadas aos seus ecossistemas verticais e iniciativas de inovação na Indústria 4.0 e mais de 120 milhões de pessoas são geridas com as tecnologias da empresa para serviços públicos.  

Projetos pioneiros com impacto

A Minsait tem referências pioneiras na transformação "phygital" com um impacto muito positivo nas contas de resultados e sustentabilidade das empresas e administrações públicas em áreas como a economia circular, transição energética, Indústria 4.0, turismo e qualidade de vida dos cidadãos.

Podemos referir como exemplo o Smart Waste, o sistema de gestão inteligente de resíduos que está a desenvolver, como parceiro de co inovação da Ecoembes, para melhorar e otimizar a recolha e triagem de resíduos em toda a Espanha. Entre outras coisas, este permite adaptar a frequência da recolha e as rotas que cada camião deverá executar para reduzir custos e emissões, além de distribuir contentores de acordo com as necessidades de cada área e adaptar campanhas de sensibilização da população.

A Minsait está também a realizar projetos de referência para promover a utilização de energias renováveis e aumentar a rentabilidade e eficiência das instalações energéticas. De salientar o sistema de monitorização implementado no grupo energético suíço AXPO para melhorar o desempenho de mais de 130 parques eólicos localizados em 9 países europeus, ou o projeto na Autoridade de Eletricidade e Água do Bahrein, onde as soluções da empresa estão a melhorar a gestão dos seus clientes e a manutenção dos seus ativos.

No domínio das cidades e territórios inteligentes, a Minsait desenvolveu uma plataforma europeia de gestão de cidades inteligentes com projetos-piloto para ajudar a resolver desafios como a redução das emissões poluentes e a melhoria da qualidade do ar em Helsínquia, ou a medição do índice de conforto em Antuérpia com o objetivo de impulsionar a atividade do comércio local. É também o parceiro tecnológico no projeto "Cáceres Património Inteligente", uma iniciativa que irá aumentar as visitas em 6%, as pernoitas em 12% e gerir o património cultural de forma mais segura e eficiente para acelerar a recuperação económica.

A aposta pela inovação e o desenvolvimento, também é uma característica do Phygital. Nesta área, destaca-se o projeto de investigação IA4TES, financiado pelos Fundos da UE da Próxima Geração, onde a Minsait é o principal parceiro da Iberdrola no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) para acelerar a transição energética.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.