REDES
Pombal adota solução de turismo 5G

Pombal adota solução de turismo 5G

Aproveitar as festas do bodo para promover o turismo da região, usando Realidade Virtual assente em 5G, é uma das iniciativas que marca a apresentação de Pombal Cidade 5G, coberta com a rede móvel de última geração da NOS.

Escalar e andar de parapente na Serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou dar um passeio na Praia do Osso da Baleia são as experiências que todos aqueles que visitarem as seculares Festas do Bodo – as festas de maior referência de Pombal – poderão fazer sem terem de sair do lugar. Aproveitar estas festas para promover o turismo da região, usando Realidade Virtual assente em 5G, é uma das iniciativas que marca a apresentação de Pombal Cidade 5G, coberta com a rede móvel de última geração da NOS.

Esta solução de realidade virtual para promoção do turismo será testada, pela primeira vez, pelo ministro da cultura, Pedro Adão e Silva, esta tarde, durante a Inauguração Oficial das Festas do Bodo. Os percursos virtuais continuarão acessíveis durante todo o período das festas e serão, depois, usados pela Câmara para promoção do turismo da região, por todo o País.

Pombal já está coberta com 5G da NOS, com uma cobertura de mais de 75% no concelho, o que lhe possibilita a utilização otimizada de soluções tecnológicas altamente inovadoras. Assim, aproveitando as festas da cidade, uma das datas chave do turismo da região, Pombal assume o seu objetivo de se tornar uma verdadeira Smart City.

Para além da solução de realidade virtual, que será testada no recinto do evento, o município irá usar a ferramenta de Analítica de Eventos da NOS para ter mais informação sobre quem os visita. Esta solução de big data irá permitir-lhes ter uma caracterização da audiência presente no evento e do seu comportamento; uma análise do impacto do cartaz na afluência de visitantes; e, ainda, uma ideia do impacto desta celebração na mobilidade na região. Toda esta informação será analisada e usada para otimizar a próxima edição das Festas do Bodo.

Para além destas iniciativas, a cidade irá, ainda, implementar outras soluções de smart cities, até ao fim do ano, nomeadamente em áreas chave de sustentabilidade, como a rega inteligente em espaços públicos.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “o exemplo de Pombal mostra-nos como o 5G pode ser usado para otimizar qualquer realidade das cidades e ter impactos no dia a dia das pessoas. Ficamos muito satisfeitos por alargarmos o nosso já significativo grupo de cidades NOS 5G, porque é sinal de que mais autarquias estão interessadas em usar soluções de vanguarda para se tornarem mais eficientes e melhorarem a qualidade de vida das nossas pessoas. Isto coincide inteiramente com o nosso compromisso, enquanto líder no 5G em Portugal, de contribuir para acelerar o processo de transição digital, de forma a responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros do País”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, sublinhou: Queremos transformar Pombal numa smart city e temos que estimular a inovação, a criatividade e a inteligência urbana, assumindo a liderança nesta era da transição digital, aproveitando todas as mais-valias das tecnologias emergentes para melhorar o dia a dia da nossa comunidade

A NOS já ajudou a transformar cidades como Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro em cidades inteligentes. Estes municípios adotaram soluções globais e integradas, desenvolvidas em parceria com a NOS, com especial enfoque na gestão urbana inteligente e sustentável das cidades, como salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras, soluções de rega e de gestão de resíduos inteligentes. Todas estas soluções atingem o seu máximo potencial através da velocidade ultrarrápida, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade oferecidas pela nova geração de comunicações móveis.

 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.