REDES
Protótipos 5G da Ericsson pretendem criar rede de transportes inteligentes

Protótipos 5G da Ericsson pretendem criar rede de transportes inteligentes

Os protótipos de rádio 5G da Ericsson baseiam-se em casos já implementados para Testes de Campo 5G de operadores móveis na América do Norte e na Ásia

Atualmente os operadores móveis estão a planear uma estratégia de negócio, assim como a evolução das suas redes para o 5G. Nesse sentido, a capacidade de suportar o acesso móvel em veículos em movimento será crítica para um conjunto de novos casos de uso 5G, entre os quais se incluem os veículos inteligentes e as aplicações de transportes inteligentes, quer sejam os carros e autocarros sem condutor. Para responder a este requisito, a Ericsson demonstrou já suporte para conexões móveis com débitos acima de 7 Gbps a veículos em movimento e numa viagem à volta da sede da empresa em Estocolmo, na Suécia.

"Em fevereiro, apresentámos um débito de mais de 26 Gbps para dispositivos móveis e fixos. Agora, damos a conhecer a nossa mais recente inovação na tecnologia 5G, que permite que os operadores façam testes de campo com aplicações chave com 5G que requeiram ligações de alto desempenho a carros, autocarros e comboios para casos de uso de transportes inteligentes”, refere Joakim Sorelius, diretor de Arquitetura 5G na Ericsson.

A demonstração, que teve lugar a 10 de Junho na área circundante à sede da Ericsson em Estocolmo, Suécia, beneficiou do mesmo equipamento de acesso rádio – conhecido como protótipos 5G da Ericsson – que está neste momento a ser usado em testes de campo 5G de operadores móveis. O dispositivo 5G na carrinha da Ericsson conseguiu manter uma ligação móvel à rede de mais de 7 Gbps na sua viagem de teste.

Para esta demonstração, os protótipos de rádio 5G da Ericsson usaram a nova interface de rádio 5G denominada NR (New Radio) juntamente com Massive MIMO. O Massive MIMO é a combinação de MIMO e de formação de feixe (beamforming) com um elevado número de elementos de antenas. O Massive MIMO melhora a experiência de utilizador, através de um throughput superior, mas melhora ainda a cobertura, a capacidade e a eficiência energética da rede móvel.

Neste momento a Ericsson está a trabalhar na tecnologia 5G em casos de estudo. Os protótipos rádio 5G da Ericsson e os Plug-Ins 5G foram desenhados para a rede de acesso rádio.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.