REDES
Siemens apresenta solução de automação integrada de espaços para edifícios empresariais

Siemens apresenta solução de automação integrada de espaços para edifícios empresariais

Designo TRA oferece uma gestão totalmente integrada da luminosidade e temperatura de forma a acomodar as necessidades dos ocupantes e maximizar a eficiência energética, juntamente com flexibilidade de instalação e fácil adaptabilidade a reorganizações estruturais e mudanças de requerimentos.

A Siemens apresentou as sua solução Designo TRA (Total Room Automation), uma tecnologia que gere de forma integrada e coordenada a iluminação, sombreamento e climatização de um espaço. Este sistema, para além de uma perfeita integração entre todas as modalidades, conta com variadas funcionalidades que permitem optimizar o consumo energético do sistema, suprindo cada divisão com apenas a quantidade exata de energia requerida, e apenas quando o espaço em questão está ocupado.

Esta solução permite que os níveis ideais de temperatura, humidade e qualidade do ar não sejam excedidos, minimizando a necessidade de correção por parte do sistema de climatização e baixando consumo energético até 50% em comparação com um sistema de volume constante de ar (CAV).

Através de um controlo inteligente da iluminação e sombreamento, Designo TRA assegura condições de luminosidade ideais com o mínimo gasto de energia. A iluminação artificial é ligada e desligada dependendo da informação provida por sensores de presença e luminosidade; estores são automaticamente ajustados para tirar o máximo proveito da luz natural, prevenir o ofuscamento e contrariar variações de temperatura indesejadas, de forma a complementar os sistemas de iluminação e climatização e minimizar o consumo energético dos mesmos. Adicionalmente, o utilizador é encorajado a tomar um papel ativo na gestão de consumo energético com a opção de ativar manualmente a função RoomOptiControl, que automaticamente reduz o consumo da divisão em 25%.

A unidade de operação de cada espaço inclui funcionalidades flexíveis, as quais, ao ser acionadas por determinadas ‘cenas’ programáveis, irão automaticamente adaptar as condições de temperatura e luminosidade do espaço aos requerimentos de diferentes situações de trabalho (funcionamento normal, pausa, apresentação, reunião, etc).

A instalação pode ser limitada a uma configuração mínima, a partir da qual o utilizador pode expandir consoante as suas necessidades e meios, de forma a minimizar os custos e duração iniciais da instalação e permitir uma fácil adaptação do espaço. O layout do sistema de cada andar está dividido em subunidades que podem ser combinadas para formar divisões. Desta forma, na circunstância de uma reorganização do espaço ou mudança de ocupante, estas combinações podem ser reconfiguradas de forma fácil e rápida sem necessidade de mudanças estruturais ou de instalação.

A gama de produtos Designo TRA abrange todos os requerimentos de funcionalidade e instalação para ir ao encontro das necessidades específicas de cada utilizador. Em adição a estações de automação de espaço, inclui também unidades de operação, botões de pressão, sensores de comunicação para montagem em parede ou embutida, e detetores de presença com sensores de luminosidade integrados. Para além disto, a gama integra-se harmoniosamente com uma variedade de produtos não só da Siemens como também de outros fabricantes.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.