REDES
Smart Open Lisboa conclui-se com premiação das startups

Smart Open Lisboa conclui-se com premiação das startups

A iniciativa de smart city da Câmara Municipal de Lisboa chegou ao fim na última sexta-feira (28/10) com a apresentação dos resultados dos vários casos de sucesso e atribuição de prémios às startups finalistas, as quais irão agora entrar no mercado.

Após a fase de experimentação, as startups selecionadas para o Smart Open Lisboa colocaram em prática as suas ideias e apresentaram os resultados obtidos em ambiente real naquele que foi o “Demo Day” no dia 28 de Outubro. O espaço de intervenção cobriu toda a cidade de Lisboa, e as equipas testaram as suas soluções na Praça do Município, hotéis, piscinas, nas Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal e na própria Câmara Municipal de Lisboa (CML).

As oito startups finalistas, que vão agora entrar no mercado e procurar parceiros, clientes e investidores, foram:

  • aidHound, que pretende chegar até aos sem abrigo através de uma aplicação que se baseia em dados de geo-referência para ajudar voluntários no terreno a estar em contacto com os sujeitos e os decisores das ONG a tomar decisões informadas, para melhor apoiaram os seus recursos;

  • Fi-sonic, que processa e analisa o som da cidade, através de uma rede de micros multi-direcionais e altamente sofisticados, distribuídos em vários pontos. Problemas como o excesso de ruído, acidentes, gritos de ajuda, assaltos, pequenos sismos, tudo fica registado, o que permite gerar depois soluções integradas para a cidade.

  • eKoneksa é uma startup preocupada com a eficiência. Com esta solução é possível monitorizar os níveis de consumo de energia dos edifícios em tempo-real, gerando relatórios, identificando fontes fortes de poupança, e gerindo operações de manutenção, tudo através de uma mesma plataforma. O Instituto Superior Técnico conta com esta plataforma cloud na sua biblioteca do pólo da Taguspark, numa iniciativa que já lhe permitiu reduzir a sua pegada energética em 35%.

  • Optishower tem como base a eficiência, pretendendo reduzir o consumo de água e energia, com recurso a um revolucionário sistema ciber-físico, bem como a técnicas de gamificação. Esta startup conta já com a sua solução implementada no Hotel Vila Galé Opera.

  • A Load Iniciative, apoiada na solução Cisco Connected Mobile Experience (CMX). Focada no desenvolvimento de soluções smart, web e de mobilidade, com forte enfoque no design e usabilidade, a sua solução baseia-se na recolha e análise de dados da cidade de Lisboa, rastreando dispositivos anonimamente de forma a identificar as ruas mais congestionadas e mostrar as alternativas à confusão da capital.

  • Medcoresys, dedicada a encontrar soluções para um envelhecimento ativo;

  • 360waste, startup que oferece um serviço integrado para a gestão da recolha de resíduos compatível com diferentes tipos de contentores e resíduos. Foi implementado durante Outubro na Câmara Municipal de Lisboa, permitindo um planeamento mais eficiente, economizar nos gastos logísticos e a diminuição do volume de poluição, bem como a deteção e alerta em caso de incêndio em contentores, possíveis quedas ou danos.

  • Visor.ai, que oferece um serviço de apoio ao cliente, de modo a fornecer qualquer tipo de suporte através de respostas automatizadas baseadas num histórico de interações do cliente. Com a solução desta startup, foi possível automatizar sete em cada dez respostas da autarquia.


O Demo Day deu ainda lugar à atribuição de prémios. A Medcoresys, Optishower e eKoneksa receberam o prémio de 3 months co-work space. Esta última recebeu ainda um bilhete para a Business Booster Conference, que decorrerá em Barcelona nos dias 23 e 24 de novembro. A Visor.ai foi premiada com membership de um ano na MASAI Mobility Community. Foi também distinguida a performance da 360waste, aidHound, Visor.ai e da eKoneksa.

Todas as oito startups receberam um bilhete para estarem presentes no Lisbon Investment Summit.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.