REDES
Solução Altice duplica a capacidade das redes de fibra ótica

Solução Altice duplica a capacidade das redes de fibra ótica

No âmbito do BroadBand World Forum, a Altice Labs lançou o Small Factor Pluggable duplo (SFP duplo), solução que visa revolucionar a forma como as redes de fibra ótica são implementadas ao permitir a duplicação da sua capacidade

Foi a partir de Amesterdão, no âmbito do BroadBand World Forum, que a Altice Labs lançou a sua mais recente inovação tecnológica, uma estreia a nível mundial: o Small Factor Pluggable duplo (SFP duplo). Esta solução irá revolucionar a forma como as redes de fibra ótica são implementadas ao permitir a duplicação da sua capacidade, possibilitando assim servir o dobro dos clientes.

Trata-se de um conector eletro-ótico, do tamanho de um dedo, que é ligado ao equipamento central de onde parte a fibra ótica que liga os lares dos clientes a esta tecnologia. Por ser duplo, este aparelho permite ligar duas fibras óticas no mesmo porto do equipamento central. Através desta pequena mas significativa alteração de interface é possível duplicar os clientes que podem estar ligados por fibra ótica, mantendo inalterados os equipamentos disponíveis nas nossas casas, uma vez que esta modificação é totalmente compatível com os routers atuais.

O SFP converte os sinais elétricos e transforma-os em sinais óticos, uma vez que a fibra ótica utiliza luz para transmitir informação. Este procedimento possibilita que os sinais que chegam a nossa casa sejam transmitidos literalmente à velocidade da luz, o meio de transmissão mais rápido que conhecemos.

Esta inovação mundial pode ser aplicada à atual tecnologia de fibra ótica, na qual a largura de banda de download (de 2,5 Gb/seg) e a de upload (de 1,25 Gb/seg), em cada fibra ótica, são partilhadas pelos utilizadores ligados. Adicionalmente, esta solução pode ainda ser aplicada à tecnologia mais recente, onde se observam larguras de banda de 10 Gb/seg simétricas, isto é, tanto em download como em upload.

A tecnologia de fibra ótica atingiu um grau de maturidade suficientemente avançado que permite direcionar os nossos esforços para o aumento da densidade nas centrais de telecomunicações. Esta inovação da Altice Labs representa, assim, um importante marco no desenvolvimento da tecnologia e um impulso de confiança para a massificação de maior densidade de utilizadores a um custo muito menor.

Em comparação com a tecnologia tradicional, estes conversores desenvolvidos pela Altice Labs não só aumentam a capacidade da largura de banda em cada porto do equipamento central, como aumentam também a densidade de portos por equipamento, capacitando as redes para atingir distâncias superiores a 40km.

Através desta inovação, a Altice Labs vem consolidar a sua posição como um dos maiores e mais importantes players da inovação a nível mundial, com produtos instalados em mais de 60 países em todos os continentes, sendo considerado uma referência no fornecimento de soluções de excelência no mercado.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.