REDES
Solução IoT permitiu poupança de 57 mil milhões de litros de água em 2015

Solução IoT permitiu poupança de 57 mil milhões de litros de água em 2015

HydroPoint, empresa norte-americana especializada em sistemas de irrigação inteligentes, ajudou a alcançar uma poupança de 57 mil milhões de litros e 137 milhões de dólares apenas em 2015, graças a uma solução IoT que utiliza diversos fatores climatéricos e geológicos para calcular as necessidades do terreno em tempo real.

Durante décadas, a irrigação paisagística em casas e propriedades comerciais tem sido controlada por temporizadores ou válvulas manuais, sem a possibilidade de controlar a quantidade de água utilizada. Isto levou a irrigação a tornar-se um dos métodos de emprego urbano de água com maior desperdício.

HydroPoint, empresa especializada em soluções de gestão inteligente de água, tem como objetivo eliminar o desperdício gerado por sistemas de irrigação manuais. Com isto em mente, desenvolveu o sistema WeatherTrak, o qual analisa múltiplos fatores atmosféricos e geológicos para localizar a necessidade de água.

A HydroPoint decidiu utilizar uma solução IoT machine-to-machine (M2M) que conecta pontos de controlo de irrigação e sensores ao seu sistema de forma a analisar o clima e determinar as necessidades de água dos terrenos, o que levou a companhia a formar uma parceria com a AT&T para conetividade.

Cada controlador e sensor tem o seu próprio cartão SIM de forma a que possa ser individualmente contatado para controlo e coleta de dados. Como resultado, a HydroPoint ajudou os clientes a poupar mais de 57 mil milhões de litros de água e 137 milhões de dólares apenas em 2015 , de acordo com um case study disponibilizado pela AT&T.

Chris Spain, co-fundador da Hydropoint, relata: “Quando fundámos a HydroPoint Data Systems e começámos a focar-nos no sector da utilização final, ficámos chocados ao perceber onde o desperdício estava a na verdade a ocorrer. 40% a 60% de todo o uso urbano de água corresponde a irrigação paisagística, e em cada caso 30% a 100% dessa água pode estar a ser desperdiçada.”

O problema é, de acordo com Spain, que a maior parte dos 45 milhões de controladores de irrigação utilizados nos Estados Unidos não são muito inteligentes: são simplesmente temporizadores. “São muito eficientes a marcar as horas, mas isso não é particularmente relevante no que toca às necessidades do terreno.”

Consequentemente, a água escorre para as ruas de dentro de propriedades excessivamente irrigadas, ou é projetada para fora diretamente pelos aspersores. Sobre-irrigar pode inibir o crescimento das plantas, ou mesmo matar plantações dispendiosas. Infiltração excessiva pode erodir o solo ou transbordar para fora da propriedade, levando consigo pesticidas e fertilizantes para a bacia hidrográfica. Uma válvula ou rede danificada, se não detetada, pode levar a danos incalculáveis.

“Descobrimos este padrão dourado para a agricultura chamado ET—abreviação de evapotranspiração—um índice de quatro pontos que calcula quanta água evapora do solo e transpira da planta,” explica Spain.

O padrão de indústria de ET é calculado utilizando informação sobre vento, humidade, radiação solar e temperatura. Estações meteorológicas especializadas em ET existem, mas estão demasiadas dispersas para poder oferecer os dados exatos e localizados que a HydroPoint procurava.

“Com computadores de alta performance e possível calcular cada um destes parâmetros para cada 100 metros ou quilómetro quadrado do país,” afirma Spain.

Cada projeto da HydroPoint começa por um mapear detalhado de cada localização, incluindo tipo de solo, plantas, terreno, e a posição dos controladores identificados por cartão SIM, bem como das válvulas e contadores de água. Estes mapas disponibilizam informação detalhada aos administradores das propriedades, em muitos casos pela primeira vez.

“Costumávamos dizer que o nosso sistema se resume em levar a quantidade certa de água ao local certo à hora certa,” afirma Spain. “Agora resume-se em levar a informação certa às pessoas certas à hora certa.”

As operações da HydroPoint podem ser complexas: algumas gerem centenas ou milhares de propriedades. Com a HydroPoint, os utilizadores podem monitorizar e gerir a sua performance de irrigação como um todo, por região, ou focarem-se numa única propriedade. Podem também verificar a performance de cada controlador individual, permitindo aos clientes a possibilidade de atuar de forma o mais informada possível.

Segundo Spain, os sistemas geralmente pagam-se a si próprios no período de três anos, mas em alguns casos fazem-no em apenas três meses. Igualmente importante é a poupança de quase 62 kilowatts-hora em energia que de outra forma seria necessária para mover e tratar água, de acordo com a HydroPoint.

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.