REDES
Soluções 5G vencem o IoT Challenge da Altice Empresas

Soluções 5G vencem o IoT Challenge da Altice Empresas

O tema para ano do IoT Challenge da Altice Empresas foi a conectividade do futuro aplicada às soluções de Internet of Things

A Altice Empresas lançou mais um desafio ao mercado empresarial e a resposta chegou através de 27 candidaturas à 6ª edição do IoT Challenge. O tema deste ano foi a conectividade do futuro – 5G, NB-IoT e LTE–M aplicada às soluções de Internet of Things. A SurgeonMate, que desenvolve soluções para profissionais de saúde; a Beyond Vision, que faz uso da tecnologia aplicada a drones para monitorizar campos agrícolas ou assegurar logística de última milha e a Voxelmaps, que trabalha com modelos de inteligência artificial aplicados a dados recolhidos, em tempo real, em mapas 4D, foram as três grandes empresas vencedoras da edição deste ano. Os três vencedores, apurados num evento híbrido, concorreram ao desafio usando a tecnologia 5G nos projetos apresentados a concurso. 

A solução SurgeonMate Ecosystem, da SurgeonMate, integra dois produtos: a SM Library, uma app que permite armazenar dados clínicos em cloud e a SM Vision, uns Smart Glasses que gravam e transmitem em tempo real o ponto de vista do médico. Esta solução tem como mercado potencial 60 milhões de profissionais de saúde e foi apresentada, no IoT Challenge, por um cirurgião empreendedor. 

O projeto beXStream, da Beyond Vision, consiste numa plataforma que permite o controlo remoto total de drones, a partir de qualquer parte do mundo, numa aplicação integrada que desenha rotas de voo com elevados níveis de precisão e detalhe. A agricultura é uma das áreas onde está a ser testada para inspeções autónomas de campos, sendo que a solução pode ser aplicada a diversos sectores como é o exemplo da logística. 

A solução Realtime Mapping, da Voxelmaps, permite a construção de mapas 4D, de todo o planeta, num modelo volumétrico que combina dados visuais, espaciais e temporais e utiliza a inteligência artificial para processamento em tempo real. 
Para além da atribuição de um voucher de 2.500 euros em serviços da Altice Empresas, as equipas vencedoras poderão ainda ver a sua solução IoT integrada no portfólio de Produtos e

À fase final do 6º IoT Challenge chegaram nove empresas que apresentaram soluções em áreas tão diversas como a apicultura, eGaming, entregas de encomendas, gestão de espaços e soluções para veículos automóveis conectados. 

O júri deste ano foi composto por André Marquet, CEO da Productized; Joaquim de Matos, IS Director do Grupo Salvador Caetano; Rogério Nunes, General Manager da OSI do Grupo Amorim, João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal e Nuno Nunes, Chief Sales Officer/ B2B da Altice Portugal. Os critérios de avaliação tiveram em conta os fatores: aplicabilidade ao segmento B2B, inovação, maturidade da solução e atratividade do modelo de negócio. 

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, que encerrou o evento desta 6ª edição «O IoT Challenge é uma verdadeira oportunidade de agregar e identificar os melhores profissionais da área da Internet of Things, as ideias mais disruptivas e também um incentivo em prol da recuperação económica e transformação digital do País». 

Entre os meses de julho e setembro, os participantes puderam trabalhar com a equipa de Engenharia Altice do Golabs para testar as suas soluções. Os Golabs IoT e os Golabs.5G - laboratórios tecnológicos da Altice Portugal para o desenvolvimento de soluções de IoT e de 5G – e o Enter - programa de inovação aberta e de empreendedorismo da Altice Portugal assente na colaboração com startups de base tecnológica e digital – são os parceiros desta iniciativa. 

Desde a sua 1a edição, em 2016, o IoT Challenge motivou a candidatura de 195 participantes de 69 empresas, premiando 21 equipas, potenciais parceiros da rede Altice Empresas. Hoje mais de 35 milhões de dispositivos estão ligados em todo o mundo, número que, segundo previsão da Forbes, deve crescer para 75 milhões em 2025. A Altice Empresas é líder do mercado português de IoT e gere, mensalmente, 129 milhões de eventos e 22 terabytes de dados de dispositivos IoT. 

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.