REDES
Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos

Tecnológica portuguesa aproxima pacientes a médicos

O Fundo NOS 5G investiu na plataforma da knok, que integra vídeo consultas, ferramentas de apoio à triagem e monitorização remota de pacientes via inteligência artificial num único sistema

O Fundo NOS 5G acaba de realizar um investimento na knok, uma startup portuguesa que desenvolve soluções completas e totalmente integradas de telemedicina e que poderá beneficiar fortemente da tecnologia 5G. A ronda de investimento de 4,4 milhões de euros foi coliderada pelo Fundo NOS 5G e pela Triple Point, tendo contado ainda com a participação do Fundo de Inovação Social e do fundo de impacto social e ambiental MSM (Mustard Seed MAZE). 

Com capital inicial de 10 milhões de euros e um período de investimento estimado de 5 anos, o Fundo NOS 5G é o primeiro em Portugal orientado para a nova tecnologia móvel. Tem como objetivo investir em soluções tecnológicas inovadoras, abrangendo desde a infraestrutura de rede até aos produtos ou serviços para clientes, privilegiando projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento.

A knok é a segunda startup portuguesa a ser investida pelo Fundo NOS 5G e oferece uma solução tecnológica holística e robusta – com base em dados de mais de 160 mil consultas realizadas em 12 países, através de uma rede de mais de 3000 médicos em nove especialidades – que visa facilitar tanto o acesso, como a prestação de cuidados de saúde remotos, através de uma plataforma inovadora. 

A plataforma da knok integra vídeo consultas, ferramentas de apoio à triagem e monitorização remota de pacientes via inteligência artificial num único sistema. Através desta solução, o paciente pode identificar os sintomas, partilhar informação clínica com o médico e realizar vídeo consultas, de forma integrada, segura e intuitiva. Assentando o seu modelo de saúde digital-first na conveniência, facilidade de utilização e confiança, é possível integrar esta solução de forma rápida e simples na oferta de cuidados de saúde a hospitais e unidades de saúde e seguradoras, garantindo a conetividade entre pacientes e médicos.

A tecnologia 5G tem uma elevada capacidade de débito de dados e latência quase nula, o que irá melhorar a acessibilidade a cuidados de saúde, nomeadamente, para quem vive em localidades mais remotas. Simultaneamente, o 5G trará maior flexibilidade ao corpo clínico, que conseguirá prestar estes serviços através de uma rede móvel fiável e segura e, alargar a rede colaborativa entre profissionais, promovendo a partilha de documentação e registos médicos, bem como a junção de vários especialistas na mesma consulta, tudo à distância. Com a nova geração de rede móvel, a solução desenvolvida pela knok terá, ainda, a possibilidade de se estender a especialidades que exigem alta qualidade de imagem para a observação, como é o caso, por exemplo, de dermatologia.

O 5G vai, igualmente, permitir alavancar tecnologias como a inteligência artificial assente na cloud, possibilitando o processamento de registos biométricos fornecidos por wearables que podem ser usados para detetar sinais de patologias em tempo real e, acelerar a construção de modelos de pré-diagnóstico.

Jorge Graça, CTO da NOS, salienta que “investir na knok é um importante marco para o Fundo NOS 5G, o único em Portugal constituído para apoiar startups tecnológicas a retirar o máximo partido das potencialidades do 5G. A saúde é uma das áreas que mais irá beneficiar desta tecnologia, permitindo conectar os melhores especialistas em qualquer parte do mundo com os pacientes, e contribuindo para uma democratização no acesso aos cuidados de saúde. Entusiasma-nos saber que, ao apoiar a knok no desenvolvimento de soluções que criam valor, conveniência e eficiência para pacientes e médicos, estamos a contribuir para a modernização do setor da saúde e da sociedade”.

José Bastos, CEO e Co-founder da knok refere que "a knok entra numa nova fase de desenvolvimento após o fecho desta ronda de investimento. O conjunto de excelentes investidores que reunimos contribuirão para acelerar a expansão nacional e internacional da nossa solução integrada de saúde, reforçando a presença em Espanha, Brasil e outros países da América Latina e chegando à Índia, Reino Unido e Itália. No nosso caminho para ser a porta de entrada digital nos cuidados de saúde, a NOS é um parceiro tecnológico fundamental, e estamos muito entusiasmados por poder contar com o seu apoio e know-how em 5G que nos permitirá levar o nosso produto para outro nível, tornando-o cada vez mais diferenciado a nível global”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.