REDES
Todas as smart Tvs da Samsung serão compatíveis com a IoT já este ano

Todas as smart Tvs da Samsung serão compatíveis com a IoT já este ano

A Samsung está empenhada em integrar todas as suas ofertas de smart home, tendo anunciado que ao logo deste ano, as smart TVs da marca serão compatíveis com a Internet of Things.

Através da conexão com uma plataforma IoT de automação doméstica da Samsung, SmartThings, os televisores SUHD irão permitir, que durante este ano,os seus utilizadores controlem todos os seus aparelhos domésticos inteligentes, como a regulação da luz, fechaduras, termóstatos, sistemas de surround sound, câmaras e sensores de movimento.

A Samsung está empenhada em demonstrar o potencial das suas smart TVs compatíveis com a IoT já na Consumer Electronics Show (CES), que irá decorrer esta semana em Las Vegas, EUA.

De acordo com Alex Hawkinson, CEO e co-fundador da SmartThings, “com as Smart Tvs da Samsung a trabalharem com a tecnologia SmartThings, poderemos ter uma oportunidade de alcançar milhares de famílias. Aplicar esta tecnologia nos atuais aparelhos domésticos é um enorme passo em frente que ornará mais fácil para todos reconhecerem os benefícios de uma casa inteligente”.

A intenção de se lançar na IoT já começara a ser traçado em maio do ano passado, através do lançamento de uma nova série de chips desenhados especificamente para os dispositivos IoT.

Entre as três categorias que os diferenciam encontram-se o Artik One, o menor chip, projetado para ser utilizado em activity trackers com base na localização, tais como as smart bands, possui um processador dual-core 250MHz, um sensor de movimento de nove eixos , suporte Bluetooth Low Energy e 4MB de memória flash.

O chip médio Atik Five, concebido para ser utilizado nos hubs SmartThings , tem um processador dual-core de 1GHz, um descodificador e emissor de vídeo, 512 MB de DRAM e 4 GB de memória flash.

Finalmente o Artik 10, chip de alto nível que fora projetado para ser utilizado como um sistema para servidores domésticos e Clouds privadas, equipado com um processador de 1.3GHz Octacore, um codificador e descodificador HD. Áudio 5.1, inteligência local, 2GB de DRAM e 16GB de memória flash.


Ecosistema semiaberto da Samsung SmartThings

Em setembro a Samsung utilizou a conferência de eletrónica para consumo, IFA, em Berlim, para lançar uma série de dispositivos para a sua suite IoT e a sua oferta para casas inteligentes, tais como os seus hubs SmartThings atualizado, um sensor intitulado SleepSense, que monitoriza a qualidade do sono, e uma máquina inteligente de lavar a a roupa preparada para aplicações Android e iOS.

A Samsung pretende avançar também para o terreno dos jogos, ao desenvolver o seu próprio controlador de jogos, que deverá ser utilizado com os seus televisores.

“O ecossistema dos jogos foi formado pelas alterações na plataforma, desde PCs com fio até ao online e móvel. As questões que se levantam são: O que se segue? Na nossa geração, acredito que a última plataforma serão as smart TVs”, indicou YC Kim, vice presidente do Visual Display business da Samsung, em outubro, no Max Summit 2015 em Seul.

A Samsung anunciou também o regresso da Samsung Pay para smartphones .

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.