REDES
Vodafone reforça sustentabilidade com equipamento energeticamente mais eficiente

Vodafone reforça sustentabilidade com equipamento energeticamente mais eficiente

A Vodafone Portugal é o primeiro operador a adotar, a nível mundial, o equipamento de banda tripla Radio 4485, que permitirá poupanças de energia substanciais na rede 5G da Vodafone a nível nacional, impulsionando ainda a sua capacidade e desempenho

A Vodafone e a Ericsson uniram-se para implementar em Portugal, numa estreia a nível mundial, o Radio 4485, equipamento líder de eficiência energética da Ericsson que integrará a rede 5G de última geração da Operadora. Este rádio de banda tripla reduz o consumo de energia em mais de 20 por cento quando comparado com implementações desta natureza nas redes Vodafone para os 1800MHz, 2100MHz e 2600MHz, permitindo à Vodafone Portugal melhorar o seu desempenho energético ao mesmo tempo que impulsiona a capacidade da sua rede.

A abordagem de sustentabilidade da Ericsson não está limitada à função dos rádios, estendendo-se ao longo de toda a cadeia de valor. As emissões de carbono incorporadas no equipamento, uma medição dos gases com efeito de estufa libertados antes da implementação do produto, ficam 50% abaixo de produtos comparáveis. Adicionalmente, a redução do peso do equipamento para metade ajudará a diminuir os custos de manutenção e a simplificar os processos de atualização nos sites 5G da Vodafone Portugal.

A implementação deste equipamento rádio de última geração contribuirá não apenas para alcançar as metas de neutralidade carbónica na Vodafone até 2040, como cria condições para disseminar a implementação de tecnologias similares pelo País, sublinhando a capacidade, o desempenho e a cobertura da sua rede 5G.

Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone Portugal, afirma: “No âmbito dos compromissos de operação ética e sustentável da Vodafone Portugal, estamos permanentemente à procura de soluções inovadoras e de as incorporar na nossa estratégia e nas nossas operações. Esta parceria com a Ericsson, e esta solução de poupança de energia em particular, está completamente alinhada com o nosso propósito, de reduzir o impacto ambiental e ajudar a descarbonizar a sociedade, enquanto potenciamos a implementação do 5G no País”.

Juan Olivera, responsável máximo da Ericsson Portugal, afirma: "A Vodafone Portugal e a Ericsson têm uma parceria de longa data que remonta a 1992, com a implementação do 2G no País. Hoje, damos um novo passo com uma implementação pioneira a nível mundial, enraizada no compromisso inabalável da Vodafone com a sustentabilidade, aproveitando o exclusivo desenvolvimento partilhado de hardware e software da Ericsson para proporcionar reduções substanciais de emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor."

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.