MOB
Estados Unidos vão testar carros sem espelhos

Estados Unidos vão testar carros sem espelhos

Os Estados Unidos vão começar a testar como é que os condutores utilizarão carros que, em vez de espelhos retrovisores tradicionais, têm câmaras. A tecnologia já é utilizada em alguns países

A Administração Nacional de Segurança nas Autoestradas dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) planeia testar como é que os condutores podem utilizar câmaras para substituir os tradicionais espelhos retrovisores em automóveis.

O teste planeado pela agência examinará o "comportamento de condução e execução de manobras de mudança de faixa" em carros com espelhos tradicionais e sistemas de visibilidade baseados em câmara, disse o NHTSA, dando a oportunidade ao público de comentar e dar a sua opinião.

Em março de 2014, a Alliance of Automobile Manufacturers - um grupo comercial que representa a General Motors, Volkswagen AG, Toyota Motor e outros fabricantes, solicitou à NHTSA que utilizasse sistemas de visão traseira ou lateral baseados em câmara. Uma petição semelhante foi apresentada pela Daimler AG em 2015 procurando aprovação para o uso da câmara em vez de espelhos retrovisores em caminhões pesados. As duas petições ainda estão pendentes.

A NHTSA afirmou num relatório no ano passado que ainda estava a estudar a questão. O novo teste irá concentrar-se inicialmente em veículos de passageiros e só depois em veículos de maiores dimensões.

Os fabricantes de automóveis costumam adicionar câmaras frontais e traseiras para ajudar em manobras como estacionamento, mas alguns fabricantes estão a adicionar câmaras laterais para fornecer uma visibilidade sem espelhos tradicionais.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.