MOB
Mobilidade elétrica pode desbloquear biliões de dólares em utilities

Mobilidade elétrica pode desbloquear biliões de dólares em utilities

Um estudo recente, que contou com a participação de seis mil consumidores, estima que o número de veículos elétricos irá ultrapassar o número de veículos convencionais em 2040

Os veículos elétricos irão criar uma oportunidade de dois biliões de dólares para o setor das utilities, afirma o novo estudo da Accenture “The Utilities: Lead the Charge in eMobility”. Segundo o estudo, o número de veículos elétricos irá aumentar para dez milhões em 2025 e ultrapassar o número de veículos convencionais em 2040.

De acordo com o relatório da Accenture Strategy, as empresas do setor das utilities terão ganhos significativos ao agruparem serviços em função das necessidades dos proprietários de veículos elétricos. Além de uma oportunidade de 1,7 mil milhões de dólares, com uma margem de lucro reduzida, através do fornecimento de energia para veículos elétricos, estas empresas podem adicionar 250 mil milhões de dólares através de novos serviços de mobilidade elétrica, com margem de lucro mais elevada, como apps de carregamento remoto, gestão integrada de energia de veículos elétricos em casa, processamento de pagamentos e até financiamento para a compra destes veículos. Ao combinarem estes serviços numa única plataforma, as empresas do setor podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor.

Os operadores que consigam ajudar a tornar mais fácil e acessível a vida de um proprietário de um veículo elétrico vão acelerar a adoção e melhorar a competitividade nas suas indústrias. Isto torna-se mais importante à medida que os consumidores tomam cada vez mais decisões de compra com base no propósito de uma empresa e no seu compromisso com princípios importantes como a preocupação com o ambiente. As empresas do setor estão bem posicionadas para ter um papel relevante no mercado da mobilidade elétrica ao fornecerem experiências de consumidor diferenciadoras e relevantes ao mesmo tempo que estabelecem parcerias críticas de ecossistemas.

Segundo um estudo complementar conduzido pela Accenture Strategy a seis mil consumidores em todo o mundo, as razões ambientais são, atualmente, as principais impulsionadoras para a compra dos veículos elétricos, seguidas pelas oportunidades de poupança que estes veículos permitem. Aproximadamente 2/3 dos futuros proprietários de carros elétricos trocaria para um veículo elétrico para poupar dinheiro a longo-prazo. No entanto, enquanto se verificam avanços na tecnologia das baterias e surgem novas opções de leasing, os custos de compra destes veículos e o acesso a carregamentos – como os sistemas domésticos de energia ou as estações públicas de carregamento - continuam a ser uma barreira para os proprietários. Exemplo disso são os mais de 80% de consumidores que pretendem ser proprietários de carros elétricos no futuro e que planeiam carregar os seus veículos primeiramente a partir de casa. No entanto, apenas 55% destes têm garagem própria.

“Há um tremendo potencial de valor no mercado da mobilidade elétrica, mas as empresas precisam de agir já. Munidas de um profundo conhecimento do mercado energético e as suas regras e regulação, e com relações de confiança com o consumidor e com fornecedores, as empresas que invistam de forma inteligente e que proporcionem ofertas direcionadas irão prosperar neste mercado”, afirma Pedro Galhardas, Managing Director da Accenture Strategy em Portugal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.