MOB
Holanda instala rede de carregamento rápido para autocarros elétricos

Holanda instala rede de carregamento rápido para autocarros elétricos

A empresa de transportes QBuzz escolheu a ABB para instalar mais de 100 carregadores rápidos e de alta potência para a sua frota de 99 autocarros, fornecendo carregamento durante a noite e ao longo da rota

No contexto do seu compromisso para reduzir as suas emissões em 95% até 2050, a Qbuzz, principal operadora de transportes públicos da Holanda, nomeou a ABB para fornecer mais de 100 carregadores rápidos e de alta potência para a sua frota de 99 autocarros totalmente elétricos.

As soluções de carregamento rápido e de alta potência da ABB oferecem um modo inteligente e económico de carregar grandes frotas de autocarros elétricos, seja durante a noite ou em curso, garantindo zero emissões nos transportes durante todo o dia.

Na região norte do país, a ABB instalou 62 estações de carregamento de alta potência de 100kW nos centros da Qbuzz em Emmen, Appingendam, Stadskanaal, Oude Pekela, Zoutkamp, Surhuisterveen e Assen. Com um espetro de voltagem de 150 e 850 V em corrente contínua, os carregadores serão usados para recarregar a frota de um dia para o outro.

Por outro lado, no sudoeste, a ABB instalou 38 carregadores de alta velocidade Terra 54, de 50kW, com uma faixa de voltagem dos 150 aos 920V.

A empresa forneceu também seis soluções de carregamento inteligente HVC-300 Pantograph Down (PD) para carregamento ao longo da rota, instalados ao longo de toda a rede da região de Dordrecht.

Este carregador de alta potência fornece 300kW de potência, podendo carregar um autocarro em 3 a 6 minutos, dependendo da energia necessária para completar a rota. Baseia-se no Opportunity Charging, um conceito para carregamento de autocarros elétricos em corrente contínua, usando um conversor dentro do veículo. 

De acordo com Frank Muehlon, Head of global business for E-Mobility Infrastructure Solutions da ABB, a empresa foi selecionada pela qualidade, confiabilidade e conectividade das suas soluções. 

“A ABB é reconhecida como líder global em soluções de mobilidade elétrica e, com a estratégia Mission to Zero, estamos a demonstrar o nosso compromisso em criar um futuro mais sustentável”, garante o responsável. “Estamos muito satisfeitos por estarmos a colaborar com a Qbuzz nestes projetos marcantes. A instalação dos nossos carregadores de alta potência vai permitir um carregamento noturno eficiente e rápido para ajudar os Países Baixos a concretizar a sua visão neutralidade carbónica no transporte público, dando um excelente exemplo para outros mercados da Europa”.

Para garantir a total disponibilidade da infraestrutura de carregamento, as soluções da ABB integram os serviços conectados da ABB Ability, que permitem que os operadores da rede de carregamento executem remotamente tarefas como a monitorização, diagnóstico, atualizações, pagamentos online e gestão de energia, garantindo altos níveis segurança e disponibilidade do serviço de carregamento. Isto, por seu lado, minimiza o tempo de inatividade e reduz os custos operacionais.

No futuro, com a subida da procura de veículos elétricos na Holanda, a solução de carregamento de 50kW da ABB dará também à Qbuzz a flexibilidade necessária para fornecer carregamento de carros particulares, para lá da sua operação normal. “Isto faz parte da nossa abordagem de soluções à prova de futuro, que permite às operadoras estender a sua oferta de serviços quando chegar a hora”, acrescentou Muehlon.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.