ENERGIAS
ABB-REACT 2, o inversor solar com armazenamento, entra nas casas Portuguesas

ABB-REACT 2, o inversor solar com armazenamento, entra nas casas Portuguesas

A ABB apresentou o REACT 2, uma solução de armazenamento de energia solar com uma bateria de iões de lítio de longa duração, ao mercado português. Este produto inovador pode tornar as casas mais eficientes, possibilitando a autossuficiência energética e a sustentabilidade ambiental

"Chegou o momento que o mercado aguardava, uma solução economicamente viável, modular, flexível e com a garantia de uma marca de referência mundial", explicou o instalador Ecoplug, especialista na área fotovoltaica, na região de Coimbra, onde instalou um dos primeiros sistemas residenciais ABB-REACT 2 no país. Este sistema integrado que compreende um inversor e uma bateria de iões de lítio de tensão elevada (200 V) tem uma capacidade de armazenamento de 4 a 12 kWh.

A instalação contém 2 módulos, um inversor de 5kW e uma bateria de 4kWh, que armazena o excesso de energia do sistema fotovoltaico do proprietário. A configuração permite quase 90 por cento de autossuficiência energética.

Além da alta independência da rede, os benefícios incluem economias significativas na conta da eletricidade, a continuidade da fonte de energia renovável e segurança reforçada em caso de apagões causados por problemas na rede. Quando as baterias estão carregadas, o excesso de energia solar pode ser distribuído pela rede elétrica interna, aumentando ainda mais os benefícios económicos do sistema.

Em suma, a tecnologia avançada do ABB-REACT 2 dará um rápido retorno sobre o investimento e contribuirá para um futuro sustentável.

O ABB-REACT 2 fornece ao utilizador dados de desempenho, incluindo taxas de produção e consumo de energia elétrica, bem como o nível de carga da bateria usando quer a App dedicada quer o interface ABB-Free@Home. O ABB-Free@Home é um sistema de automação residencial (Home Automation) que permite o controlo de vários dispositivos, tais como aquecimento, iluminação, estores e sistemas de carregamento de veículos elétricos.

As funções de monitorização do ABB-REACT 2 e do ABB-Free@Home permitem uma melhor gestão do sistema fotovoltaico do utilizador para evitar picos de consumo e distribuir cargas elétricas de forma otimizada. Isto torna possível manter o uso da energia dentro dos limites de capacidade do sistema e ajuda a reduzir a dependência da rede convencional. Além disso, o ABB-REACT 2 pode beneficiar do portfólio de soluções digitais baseadas na nuvem da ABB AbilityTM, proporcionando controlo inteligente das necessidades de utilização e armazenamento de energia solar fotovoltaica.

"O ABB-REACT 2 é eficiente, flexível e fácil de instalar graças aos conectores Plug&Play entre o inversor e a bateria", disse Manuel Dias, Product Marketing Manager na ABB em Portugal, que seguiu o projeto de Coimbra. "A extrema flexibilidade e facilidade de instalação tornam o produto a escolha ideal para novas instalações (lado DC do sistema) e para retrofit (lado AC do sistema)."
Em Coimbra o instalador foi capaz de realizar o sistema de forma simples e rápida, com uma economia significativa de tempo e custos para o cliente, aproveitando ao máximo do espaço disponível.

Graças ao design modular do ABB-REACT 2, que permite diferentes configurações de montagem, foi possível colocar os dois módulos numa pequena área da parede da garagem, não ocupando nenhum espaço útil da habitação.

O ABB-REACT 2 é uma solução de armazenamento de energia solar que possibilita casas com energia verde sustentável, que contribui não só para o planeta, como faz mais sentido económico também.

 

Com o apoio da Smart Planet

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.