MOB
Siemens lança carregadores rápidos

Siemens lança carregadores rápidos

A Siemens lançou o seu primeiro carregador público de carga rápida, concebido para postos de carga rápida localizados em autoestradas, cidades, parques de estacionamento urbanos e centros comerciais, com um nível de eficiência de 96%

A Siemens, através da Smart Infrastructure, lançou o seu primeiro carregador público de carga rápida – o Sicharge D. Concebido para postos de carga rápida localizados em autoestradas e cidades, parques de estacionamento urbanos e centros comerciais, este carregador de corrente contínua (CC) oferece um nível de eficiência de 96%, um dos mais elevados do mercado, bem como uma potência de carga escalável e a partilha dinâmica da potência disponível.

Com uma eficiência constante acima de 95,5% e uma eficiência de pico de 96%, o novo Sicharge D garante que quase toda a eletricidade gerada chega ao veículo durante o processo de carregamento. Tal traduz-se em custos operacionais mais baixos.

O novo carregador combina todas estas características com a funcionalidade de carga paralela dinâmica. Ou seja, tem em conta as necessidades de carga individuais de cada veículo elétrico e adapta automaticamente o processo de carregamento ao tipo de bateria e ao estado da carga de cada um. Desta forma, garante-se que os carros conectados recebem a potência máxima de que precisam, sem necessidade de qualquer intervenção manual.

 

Adaptável às evoluções do sector da mobilidade elétrica

O Sicharge D foi projetado para estar preparado para desenvolvimentos tecnológicos futuros. Embora, de momento, a capacidade de carga da maioria dos veículos elétricos seja limitada, no futuro haverá capacidade para potências de carga mais elevadas, o que, por sua vez, exigirá gamas de tensão mais altas. Por isso, o Sicharge D tem uma potência de carga escalável até aos 300 kW, quer de origem quer por meio de instalação posterior de módulos de potência plug-and-play. Além disso, o carregador já suporta tensões entre 150 e 1.000 volts (V) e correntes de até 1.000 amperes (A) em todas as tomadas CC. Isso permitirá tirar proveito de toda a potência tanto para os futuros veículos de 800 V, como para as tensões de carga mais baixas dos veículos elétricos de hoje.

Apesar do número de veículos elétricos estar a crescer, existe ainda alguma hesitação, por parte de alguns investidores, em apostar numa infraestrutura decarregamento adequada. Com a opção de poder expandir o Sicharge D com até dois dispensadores externos, é possível ir adequando os investimentos à procura atual do mercado. A configuração padrão tem duas tomadas CC e uma tomada de corrente alternada (CA) alojadas num design compacto que minimiza a complexidade da instalação.

 

Carregadores para veículos utilitários made in Portugal

Em Portugal, na sua fábrica localizada em Corroios, a Siemens Portugal produz o Sicharge UC, uma gama de carregadores para veículos utilitários e comerciais elétricos, cujo destino é maioritariamente a exportação. Neste âmbito, desde o final de 2019, já foram produzidos em Corroios centenas de carregadores e dispensadores externos de alta potência, tanto para o mercado nacional, como para países como o Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Itália, Roménia, Suíça, Países Baixos, Espanha, Brasil e Suécia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.