MOB
Siemens firma contrato de fornecimento para o fabrico de autocarros elétricos em Portugal

Siemens firma contrato de fornecimento para o fabrico de autocarros elétricos em Portugal

A Siemens Portugal foi contratada pela CaetanoBus para o fornecimento de 650 sistemas de tração para autocarros elétricos até 2024, destinados a autocarros intercidades, urbanos ou para aplicação em infraestruturas logísticas, como aeroportos

A Siemens Portugal estabeleceu uma nova parceria com a CaetanoBus, o maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal. O projeto inclui o fornecimento e integração a bordo, até 2024, de 650 sistemas de tração para autocarros 100% elétricos, a hidrogénio ou que utilizem outras tecnologias atualmente em desenvolvimento. Estas soluções destinam-se a autocarros intercidades, urbanos ou para aplicação em infraestruturas logísticas, como aeroportos.

Em 2017, as duas empresas assinaram o primeiro contrato-quadro que incluiu o fornecimento de 160 sistemas de tração para autocarros elétricos - 40 foram instalados em autocarros utilizados em aeroportos e 120 em autocarros urbanos, que, no total, já percorreram cerca de 10 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de aproximadamente 3 mil toneladas de CO2. Estes veículos elétricos, com os sistemas de tração da Siemens, estão em utilização em diversos aeroportos e cidades na Ásia, Europa e América, bem como em várias cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

Para Fernando Silva, responsável pela Smart Infrastructure da Siemens Portugal, “a descarbonização e eletrificação do sector dos transportes são processos vitais para que, a nível mundial, se consigam reduzir significativamente as emissões de gases com efeito estufa e para que seja possível combater eficazmente as alterações climáticas. Parcerias como esta que temos com a CaetanoBus e os projetos que já desenvolvemos em conjunto mostram que, em diferentes partes do mundo, os sistemas de transportes estão já a ser repensados e adaptados para se tornarem mais sustentáveis.”

Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, reforça que “a parceria com a Siemens, neste e noutros projetos, tem sido muito importante no apoio ao desenvolvimentode soluções de mobilidade sustentáveis” e recordou que “a missão da CaetanoBus passa por trazer ao mercado cada vez mais veículos zero emissões, nos vários segmentos, porque o futuro quer-se descarbonizado”.

A Siemens tem sediado em Portugal um centro de competências de eBus que desenvolve sistemas de carregamento, de potência e controlo paraautocarros elétricos. Esta equipa de engenharia especializada foca-se na infraestrutura de carregamento e também em tecnologia instalada a bordo dos veículos, promovendo a exportação portuguesa para todo o mundo através dos projetos em que participa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.