SEGURANÇA
IoT: uma só empresa bloqueou cinco milhões de tentativas de hacks a câmaras

IoT: uma só empresa bloqueou cinco milhões de tentativas de hacks a câmaras

A Trend Micro bloqueou cinco milhões de tentativas a intrusão a câmaras IoT. As câmaras de IP têm-se tornado nos algos preferenciais para hackers

A Trend Micro e a Vivotek formaram uma parceria para perceber qual a segurança das câmaras IoT. No total, a empresa de segurança analisou dados de sete mil câmaras IP para encontrar a escala da ameaça existente e quão poucas proteções estas câmaras têm.

“Embora a indústria saiba dos riscos cibernéticos, os fabricantes não conseguiram lidar com o risco sem conhecer a causa e os métodos do ataque”, comenta o Steve Ma, vice-presidente de engenharia da Brand Business Group da Vivotek.

Oscar Chang, vice-presidente executivo e diretor de desenvolvimento da Trend Micro, referiu que “mais verticais estão a procurar aplicações conectadas de vigilância por vídeo, alimentadas por inteligência artificial, causando uma clara mudança de paradigma de uma rede relativamente fechada para uma rede mais interconectada operada por tecnologias baseadas na cloud. Devido a esta mudança, os fabricantes e utilizadores devem prestar atenção à segurança destes dispositivos de IoT”.

A análise da Trend Micro descobriu que 75% dos cinco milhões de ataques bloqueados eram tentativas de login de força bruta. A empresa de cibersegurança diz que esta análise mostra "um padrão claro" de que os dispositivos estão a ser alvos de malware comum, como o Mirai.

Um modelo de "responsabilidade partilhada" foi sugerido pela Trend Micro numa tentativa de lidar com ameaças de vigilância por vídeo. “A proteção completa e a consciencialização dos riscos são fundamentais para um sistema de vídeo seguro - envolvendo fabricantes, fornecedores de serviços, integradores de sistemas e utilizadores finais”, diz a empresa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.