SEGURANÇA
Software de reconhecimento facial NEC deteta pessoas com ou sem máscara

Software de reconhecimento facial NEC deteta pessoas com ou sem máscara

A nova solução de reconhecimento facial da NEC fornece resultados altamente precisos, ao detetar a presença ou ausenta de máscara para aplicar o algoritmo adequado, permitindo analisar corretamente multidões com uso misto de máscara

A NEC Corporation acaba de anunciar o reforço da sua tecnologia de reconhecimento facial com o desenvolvimento de um novo motor de reconhecimento facial que fornece certificação de alta precisão mesmo com a utilização de máscaras.

O surto mundial de COVID-19 teve um grande impacto na vida das pessoas e também nas atividades económicas. Para fazer face à pandemia, os governos de todo o mundo estão a encorajar o uso de máscaras faciais como medida básica para evitar o contágio, no âmbito de um "Novo Normal". Por força dessa situação, surge a necessidade de adaptação das tecnologias de reconhecimento facial, já amplamente utilizadas para fins de identificação pessoal em dispositivos móveis, locais de trabalho e numa ampla variedade de instalações.

A NEC tem um historial bem estabelecido no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia de reconhecimento facial que é compatível com o uso de máscaras faciais, mas desenvolveu recentemente um motor de reconhecimento facial especialmente desenhado para fazer o reconhecimento de pessoas quando usam máscaras de proteção facial. O reconhecimento facial funciona extraindo pontos característicos, como a posição, forma e tamanho dos olhos, nariz e boca de uma pessoa, pesquisando e identificando os rostos detetados. Este mecanismo concentra-se nas áreas ao redor dos olhos de um indivíduo, que não estão cobertas pela máscara, para extrair e analisar características.

Uma vez que este motor deteta a presença de uma máscara numa imagem facial, é utilizado o algoritmo de reconhecimento facial mais adequado para extrair e verificar as características de cada indivíduo. Isto permite uma certificação de alta precisão, mesmo quando há uma mistura de utilizadores com e sem máscara.

A avaliação interna da NEC utilizando este motor confirmou uma alta precisão do reconhecimento, com uma taxa de mais de 99,9% na verificação 1: 1 quando foram utilizadas máscaras de várias cores e padrões.

A NEC pretende iniciar as vendas do novo motor em produtos tais como o "NEC Enhanced Video Analytics", que suporta soluções integradas que combinam reconhecimento facial com várias funções de análise de imagem e o "Bio-IDiom Services", que utiliza uma variedade de informações da face e de outros dados biométricos com o objetivo de disponibilizar soluções biométricas multimodais. Estes produtos e serviços correspondem às funções da "Plataforma NEC DX" para integração de biometria, análise de vídeo, IA e tecnologias de segurança, fornecendo serviços abrangentes desde aplicações a redes de comunicações.

Tags
Notícias relacionadas

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.