SMART CITIES
Ambientalistas pedem a criação de um "banco verde"

Ambientalistas pedem a criação de um "banco verde"

A proposta é da C4 Cities Climate Leadership Group e do Overseas Development Institute e quer responder às dificuldades em financiar ‘iniciativas verdes’ que as cidades enfrentam

Uma instituição financeira que oferece serviços exclusivamente dedicados à proteção do planeta e à inclusão de soluções amigas do ambiente em ambiente urbano. A ideia é da C4 Cities Climate Leadership Group e do Overseas Development Institute e quer responder à falta de fundos disponíveis para as cidades poderem cumprir os objetivos para a ação climática e sustentabilidade. A realidade da falta de fundos é especialmente preocupante em países manos desenvolvidos.

Para a sugestão de se criar um ‘banco verde’, as duas organizações contam com o apoio da ClimateWorks Foundation e da firma de advogados Baker McKenzie.

O modelo é proposto em forma de artigo, e o banco já tem um nome: Green Cities Development Bank (GCDB). A ideia é combinar o modelo de um banco de desenvolvimento tradicional com o ‘banco verde’, focado no apoio às cidades, emprestando-lhes dinheiro para ser utilizado em soluções urbanas ‘verdes’.

O documento proposto está disponível para consulta e sugestões são bem-vindas, devendo ser feitas para o responsável do City Finance Programme da C40 Cities, James Alexander, para o e-mail jalexander@c40.org.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.