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Cidadãos desconhecem serviços governamentais digitais

Cidadãos desconhecem serviços governamentais digitais

Um estudo levado a cabo pela Accenture concluiu que um terço dos cidadãos desconhece os serviços digitais oferecidos pelo Governo do seu país. Por outro lado, 61% dos utilizadores mostra-se satisfeito com as suas experiências

A Accenture levou a cabo um inquérito em vários países com o objetivo de determinar os níveis atuais de envolvimento dos cidadãos com serviços governamentais digitais e o estado atual dessas ofertas de serviços. Também procurou avaliar o nível de apoio dos cidadãos ao uso de Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias inovadoras para fornecer serviços governamentais. No total, participaram cerca de cinco mil cidadãos da Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.

Mais da metade dos cidadãos afirmou que a sua confiança no Governo aumentaria se comunicassem melhor sobre como os serviços e-gov podem melhorar as suas vidas. 61% dos cidadãos que utilizam os serviços digitais governamentais estão satisfeitos com as suas experiências, segundo um estudo. No entanto, um terço dos cidadãos inquiridos (31%) afirmaram que não utilizam ou não sabem sequer como aceder a qualquer serviço digital do Governo.

Metade (51%) dos entrevistados afirmaram que aumentariam a utilização de serviços digitais governamentais se pudessem aceder a vários serviços do governo a partir de um único portal online.

O estudo constatou, também, que, à medida que os cidadãos se tornam cada vez mais móveis e conhecedores de tecnologia, esperam que os sites governamentais e as capacidades digitais forneçam funcionalidade e benefícios comparáveis aos disponíveis no setor privado. Deste modo, 67% dos entrevistados identificaram a facilidade de interação como sendo o mais importante ao aceder aos serviços governamentais online.

Este estudo da Accenture também constatou que, à medida que os cidadãos acedem cada vez mais as soluções voltadas para IA mais fáceis de utilizar nas suas vidas diárias, esperam que o mesmo tipo de inovação facilite o acesso aos serviços públicos. Assim, mais de metade dos entrevistados disseram que aumentariam a utilização de serviços governamentais digitais se a inteligência artificial fosse usada para ajudar a entregar os serviços online 24 horas por dia.

54% dos entrevistados deseja que os serviços digitais do governo incluam mais opções para os cidadãos personalizarem as suas experiências de utilização, e pouco menos de metade (49%) deseja poder fazer pagamentos a agências governamentais online através de um método de pagamento preferencial.

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