SMART CITIES
Solução gratuita de IA está a ajudar cientistas na investigação da COVID-19

Solução gratuita de IA está a ajudar cientistas na investigação da COVID-19

A SAS lançou uma solução gratuita de IA que ajuda os investigadores a identificar rapidamente as descobertas relevantes da COVID-19 e, assim, apoiar novos tratamentos e estratégias promissoras

Globalmente, milhares de cientistas estão a trabalhar de forma incansável nos esforços de mitigação da COVID-19, incluindo a pesquisa de novos tratamentos e uma vacina. Neste contexto o SAS lançou um recurso para apoiar os investigadores: COVID-19 Scientific Literature Search and Text Analysis. Trata-se de uma solução gratuita de análise de texto que usa Inteligência Artificial (IA) e  machine learning para pesquisar rapidamente entre dezenas de milhares de artigos científicos sobre a COVID-19 e assim fornecer respostas que podem ajudar a salvar vidas.

Os principais grupos de investigação reuniram e divulgaram mais de 50 mil artigos de investigação científica em texto corrido sobre a COVID-19 e outros Coronavírus através da COVID-19 Open Research Dataset (CORD-19). Os artigos incluem estudos sobre a eficácia dos tratamentos, desenvolvimento de vacinas, esforços de mitigação, análise genética, impacto económico e muito mais. Com tanta literatura científica disponível, é impraticável - se não mesmo impossível - analisar tudo isto manualmente.

"Na verdade, a mineração de textos não estruturados a partir de literatura científica requer equipas de pessoas, com conhecimento especializado no assunto, e uma quantidade substancial de tempo para categorizar e determinar efetivamente a sua relevância", disse Mark R. Cullen, MD, Professor de Medicina da Universidade de Stanford e Presidente do COVID-19 Research Database Scientific Steering Committee.

Com base em IA, processamento de linguagem natural, regras linguísticas e técnicas sofisticadas de modelagem, o ambiente do SAS COVID-19 Scientific Literature Search and Text Analysis permite uma extração rápida e inteligente do texto e dados numéricos relevantes. O ambiente gratuito e disponível ao público visa ligar, de forma rápida e eficiente, a comunidade global de investigação com a literatura científica mais relevante através do seu sistema auto-orientado baseado na cloud.

O SAS apresentou uma solução que agiliza este processo e permite que investigadores de todo o mundo apoiem os seus esforços relacionados com a COVID-19, tais como compreender a eficácia dos tratamentos ou perceber melhor as variáveis genéticas nas mutações da COVID-19", disse Cullen.

Com o novo ambiente de análise de texto visual do SAS, os utilizadores podem explorar interativamente investigações relevantes sobre tópicos do Coronavírus, como o período de incubação, variações genéticas, avaliação de riscos e muito mais. Podem também visualizar palavras-chave extraídas e dados quantitativos resumidos, identificar rapidamente cocitações e a autoria dos trabalhos através da visualização de análise de rede e procura de termos-chave em texto livre.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.