SMART CITIES
Tecnologia portuguesa agiliza a gestão das praias

Tecnologia portuguesa agiliza a gestão das praias

A startup Smart City Sensor lançou o primeiro "torniquete virtual", um semáforo equipado com deteção de presença e uma plataforma de backoffice que permite agilizar a gestão da ocupação das praias

A startup Smart City Sensor lançou o primeiro ‘torniquete virtual’ com semáforo luminoso para gerir a taxa de ocupação nas praias. Esta tecnologia, que permite contabilizar as entradas e saídas das pessoas das praias portuguesas, será instalada já em junho , de forma a permitir uma abertura segura da época balnear sem agravar a situação pandémica.

Esta tecnologia será instalada nas praias para supervisionar o acesso das pessoas evitando aglomerados, mas pode também ser utilizada em diversos cenários, tais como feiras, mercados e jardins. A contabilização será realizada em tempo real, o que permitirá organizar rapidamente os espaços monitorizados.

O semáforo ativa a luz verde para indicar que o banhista pode entrar na praia, enquanto o sinal laranja alerta que a praia está a 80% da sua capacidade recomendada e o vermelho desaconselha a entrada.

A tecnologia é 100% nacional e está em fase de aquisição por diversas entidades municipais.

O sistema integra um backoffice para visualização de dados em tempo real e possibilita emitir alertas para entidades Municipais ou Protecção Civil, quando o limite máximo de acesso estiver a ser excedido.

Adicionalmente, por ser baseada em radar, a tecnologia está em concordância com o RGPD, visto não recolher dados que permitam identificar os transeuntes.

O sistema tem ainda uma ferramenta de analítica que permite que as entidades não só disponham de dados em tempo real como também possam obter insights como, por exemplo, as horas do dia em que mais pessoas vão à praia e quais os dias da semana com maior fluxo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.