REDES
App DreamLab permite contribuir para a investigação sobre o COVID-19

App DreamLab permite contribuir para a investigação sobre o COVID-19

A nova aplicação DreamLab da Fundação Vodafone permite utilizar o poder de processamento dos smartphones dos utilizadores durante a noite, enquanto estes não os estão a utilizar, para assistir na investigação sobre o COVID-19

A partir de agora, todos os portugueses podem ajudar os cientistas do Imperial College London a acelerar a sua investigação sobre o tratamento do COVID-19, através da utilização da app DreamLab. Esta aplicação móvel gratuita junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto os utilizadores dormem. 

A DreamLab foi desenvolvida pela Fundação Vodafone Austrália há três anos para facilitar a investigação contra o cancro. O algoritmo foi agora reprogramado para ser utilizado no combate ao COVID-19 em vários países onde a Vodafone está presente.

A grande mais valia desta aplicação é a rapidez e a facilidade no processamento da enorme quantidade de informação que existe na comunidade científica. Enquanto que um computador ligado 24 horas por dia levaria décadas a processar estes dados, uma rede de 100 mil smartphones, com a aplicação ativa durante a noite, consegue realizar o mesmo trabalho em apenas dois meses.

O objetivo deste projeto de investigação ligado ao COVID-19 passa por, numa primeira fase, identificar medicamentos e moléculas dos alimentos com propriedades antivirais. Concluída esta recolha, pretende-se otimizar a combinação entre estes medicamentos e os alimentos, de forma a melhorar a sua eficácia no tratamento do coronavírus. Os investigadores do Imperial College London acreditam que, a longo prazo, este trabalho pode acelerar o acesso a medicamentos eficazes e permitirá tratamentos personalizados contra esta doença infecciosa.

“Numa verdadeira luta contra o tempo, Organizações e Investigadores em todo o mundo procuram respostas para combater a pandemia COVID-19. É com enorme orgulho que lançamos a aplicação DreamLab em Portugal, a qual usa o poder de computação coletivo dos smartphones para ajudar a acelerar a investigação na área da saúde, nomeadamente no cancro e no coronavírus. Este é o verdadeiro exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e mais relevante se torna quando todos podem dar o seu contributo”, afirma Mário Vaz, Presidente e CEO da Vodafone Portugal e Presidente da Fundação Vodafone Portugal.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.