INOVA
Como é que o uso da analítica avançada pode ajudar no combate ao COVID-19?

Como é que o uso da analítica avançada pode ajudar no combate ao COVID-19?

O uso da analítica avançada faz com que a informação reunida pelos governos e organizações governamentais estatais faça sentido e ajude a ultrapassar momentos de crise

A propagação mundial do COVID-19  levou a uma crise social e de saúde global.  Em países como a China ou a Coreia do Sul, estão a ser usadas tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, analítica, big data ou machine learning para levar a cabo medidas mais precisas que permitam melhorar a situação o mais rápido possível.

A nível social, a informação do que acontece no contexto em que vivemos, trabalhamos ou nos movemos é um aspecto básico que usamos para tomar decisões. Se nos centrarmos numa perspectiva empresarial, seja a nível público ou privado, a analítica avançada torna-se crucial. Com este tipo de tecnologia, os gestores e as suas equipas podem tomar decisões com base em dados e não na intuição", afirma Ricardo Pires Silva, Diretor Executivo do SAS Portugal. 

A análise de dados permite uma melhoria na tomada de decisões ao dar a possibilidade de ter uma visão simplificada sobre a situação para depois criar padrões, tirar conclusões ou descobrir tendências.
Cada país ou organização estatal e mundial possui um enorme volume de informações que é constantemente atualizado, o que lhes permite, depois de compilar e analisar dados, tomar decisões complexas com grande impacto para os cidadãos da forma mais objetiva e informada possível,

Segundo o estudo da IDC “The Digitalization of the World” foram criados, em 2018, 33 zettabytes (ZB) de dados digitais, número que irá crescer para os 175 ZB em 2025 devido ao aumento de tecnologias conectadas e dos serviços na nuvem. Desta forma, os dados estão presentes no quotidiano das pessoas e das empresas, adquirindo assim especial relevância na tomada de decisões.

Por exemplo, com a plataforma SAS Viya estão a ser analisados os dados oficiais da Organização Mundial da Saúde para representar visualmente a evolução do COVID-19. Graças à analítica avançada, a sociedade pode ter acesso a informação reunida e simplificada que, de outra forma, seria mais difícil de divulgar e entender. Assim, podemos saber qual é a evolução da situação, se as medidas que estão a ser tomadas estão a funcionar, o que está a acontecer nos outros países, entre outros aspetos.

 “O uso da análise de dados contribui significativamente para resolver problemas humanitários de natureza distinta, incluindo aquele que estamos a viver. Ser capaz de tirar proveito das inúmeras capacidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem é essencial para proteger a sociedade, cuidar do planeta e construir um mundo melhor para as gerações futuras”, conclui Ricardo Pires Silva.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.