EDIFÍCIOS
Milestone Porto recebe primeira certificação LEED Gold na área de hospitalidade em Portugal

Milestone Porto recebe primeira certificação LEED Gold na área de hospitalidade em Portugal

Residência universitária Milestone Porto Asprela Nuveen RE é o primeiro edifício na área da hospitalidade distinguido com certificação LEED Gold em Portugal, e recebeu aquela que é até à data a pontuação mais alta do setor na Europa

A residência universitária Milestone Porto Asprela Nuveen RE, projeto do operador austríaco especializado no setor das residências para estudantes e do grupo de investimento Value One Development, ao qual se associou a Garcia Garcia, acaba de receber a certificação LEED Gold, um certificado internacional que avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação. A construtora foi a responsável pelo projeto e pela construção da nova residência.  

“Este projeto revela-se um marco para o setor Hospitality em Portugal, sendo o consumar do compromisso que a Garcia Garcia e todos os seus intervenientes têm vindo a assumir perante a necessidade emergente da redução da pegada ambiental”, sublinha Miguel Garcia, administrador da empresa. Para o responsável, “o projeto foi concebido tendo por base a linha orientadora da sustentabilidade e da eficiência, com definição de soluções com impacto a longo prazo, em que nada foi deixado ao acaso.”

Concebido para minimizar a sua pegada ambiental, a residência universitária MILESTONE Porto Asprela Nuveen RE teve como matriz principal a sustentabilidade, assente num conceito de economia circular, suportada pelos pilares base da redução, reutilização e reciclagem. 

Atribuída pelo U.S. Green Building Council, a Certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly, através de um sistema universal de parâmetros que avaliam o desempenho ambiental e energético dos edifícios. Procura promover as melhores práticas na construção, diminuindo a pegada ambiental dos edifícios em todo o seu ciclo de vida. O sistema de rating implementado pelo LEED visa edifícios comerciais, industriais, serviços e residenciais. 

 

Primeiro edifício da tipologia Hospitality com Certificação LEED Gold

O edifício obteve a Certificação LEED GOLD, sendo o primeiro edifício da tipologia Hospitality a ser certificado pela versão V4 do LEED na Península Ibérica, tendo conseguido uma pontuação de 62 pontos, a maior de sempre registada na Europa na categoria LEED V4 – Hospitality (ex aequo com um outro edifício certificado na Irlanda).

Composta 220 quartos, a Milestone Porto Asprela Nuveen RE é uma residência de estudantes contemporânea, direcionada para o segmento alto do mercado.

Neste projeto tudo foi pensado e executado estrategicamente nas diversas fases do projecto. Ainda na fase de concepção, foram tidos em conta aspetos como a seleção de materiais, o controlo das emissões poluentes, o tratamento de resíduos e a utilização de metodologias menos impactantes. O desempenho energético, acústico e térmico, assim como, o consumo de recursos naturais, ao longo do ciclo de vida e manutenção do edifício, foram escrupulosamente estudados e concebidos numa vertente ecofriendly.

No edifício destacam-se soluções como a reutilização da água dos chuveiros para as sanitas, a escolha de equipamentos eléctricos e mecânicos de elevada eficiência, o controlo de caudais de torneiras, a utilização de energias renováveis no edifício, a utilização de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos do edifício, o controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas, assim como, a utilização de revestimentos de elevada eficiência térmica e a promoção da iluminação natural. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.