EDIFÍCIOS
Termostatos inteligentes otimizam eficiência da climatização central

Termostatos inteligentes otimizam eficiência da climatização central

A nova gama de termostatos digitais da Schneider Electric TC900, otimizados para hotéis, hospitais, edifícios de escritórios ou imóveis residenciais, permitem melhorar a eficiência e reduzir os custos energéticos e de instalação associados aos sistemas de climatização central

Schneider Electric lançou a nova gama de termostatos digitais TC900 para climatização através de ventiloconvectores, que proporciona máxima eficiência e segurança, ao mesmo que garante o conforto dos utilizadores.

O ventiloconvector é um sistema de climatização água-ar muito compacto, cada vez mais utilizado em edifícios residenciais, comerciais e industriais. Trata-se de um dispositivo simples, formado por uma ou duas baterias para troca de frio ou calor e um ventilador que, conectado a um sistema de tubos, climatiza um ou vários espaços.

Os novos termostratos digitais da série TC900, otimizados para hotéis, hospitais, edifícios de escritórios ou imóveis residenciais e aptos para aplicações de dois ou quatro tubos, permitem controlar os sistemas ventiloconvectores de forma mais eficiente. Fáceis de instalar e utilizar, oferecem as características próprias de um mini PC, com uma imagem moderna e atual, capaz de se adaptar à decoração de qualquer divisão.

 

Múltiplas possibilidade para diferentes necessidades

Os novos termostatos digitais da série TC900 oferecem duas opções estéticas: o TC907, de vidro negro sobre base branca e ecrã tátil, ou o TC903, de vidro branco com botões. Para além disso, estão equipados com controlo baseado num microprocessador e um grande ecrã LCD retroiluminado que mostra informação relativa ao modo de funcionamento – refrigeração, aquecimento e ventilação –, a velocidade do ventilador, a temperatura ambiente e a de referência. Desta forma, o gestor de um hotel poderá decidir, por exemplo, se os hóspedes verão a temperatura real do seu quarto ou apenas a de referência.

Os modelos Deluxe da gama incluem um modo de repouso para poupança de energia, entrada para cartões (de hotel, por exemplo) e visualização em tempo real. Para além disso, alguns modelos oferecem comunicação Modbus, para a integração no sistema de controlo global do edifício, e sensor remoto de temperatura opcional.

 

Segurança, eficiência e conforto

Entre as funções oferecidas pelos novos termostatos digitais TC900 da Schneider Electric, destacam-se a regulação do ponto de ajude para o ambiente, com aumentos de 0,5ºC; a seleção de velocidade do ventilador (alta, média, baixa e automática); o controlo dos modos de funcionamento; e a função de bloqueio de botões para evitar a manipulação dos termostatos por parte de terceiros.

Para além destas, também contam com o modo de poupança de energia, proteção de baixa temperatura e modo de alerta. O primeiro é ativado ou desativado premindo o botão ‘Eco’. No modo ECO, o TC900 ajusta a sua temperatura de referência até ±5ºC, valor ajustável, para conseguir poupanças energéticas imediatas.

Por outro lado, dependendo do modo de proteção de baixa temperatura, quando a temperatura da divisão esteja abaixo dos 5ºC o termostato ativa-se automaticamente e a velocidade do ventilador será ajustada para alta. Uma vez alcançados os 7ºC, o termostato desativa-se.

Finalmente, a função de alerta facilitaamanutenção do sensor de temperatura. Em caso de anomalia, o termostato tenta controlar a válvula para a fechar e colocar o dispositivo em estado inoperacional, e o ecrã indica o estado atual mostrando distintas mensagens de diagnóstico em função da anomalia verificada.

Quanto à segurança, os dispositivos contam com memória não volátil (EEPROM), que conserva as configurações do utilizador durante potenciais perdas de alimentação elétrica. Para além disso, a sua cablagem proporciona um meio de desconexão, em conformidade com as normas IEC 60947-3, e proteção contra sobrecarga dos condutores de alimentação.

 

Assegurar a autoridade total da válvula

Outra das vantagens da nova série de termostatos digitais TC900 é a possibilidade de se integrarem com as válvulas inteligentes de controlo independentes de pressão (PIBCV) e o Atuador MP120, desbloqueando assim um novo nível de eficiência energética em edifícios comerciais, hotelaria, distribuição, educação, hospitais e Data Centers.

Para serem energeticamente eficientes, as aplicações de equipamentos ventiloconvectores dependem de um controlo preciso da temperatura. Este controlo é proporcionado pelas válvulas instaladas na base do sistema de controlo. Contar com dispositivos de medição a este nível é fundamental para obter uma eficiência ótima do sistema e o máximo conforto dos ocupantes.

A série TC900, juntamente com as válvulas PIBCV e o Atuador MP120, criam uma solução que garante o equilíbrio hidráulico no sistema de aquecimento e refrigeração do edifício. Assim, permitem reduzir os custos energéticos, ajustando os caudais da bomba ao mínimo requerido, e também os custos de instalação, eliminando a necessidade de instalar válvulas de regulação estática e o tempo necessário para o seu ajuste e equílibrio.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.