ENERGIAS
Schneider Electric distinguida como empresa mais sustentável a nível global

Schneider Electric distinguida como empresa mais sustentável a nível global

A Schneider Electric acelerou a sua estratégia de sustentabilidade e classifica-se agora na primeira posição do ranking Corporate Knights 2021 Global 100

Pela primeira vez, a Schneider Electric foi reconhecida pela Corporate Knights como a empresa no topo do seu ranking anual “As 100 empresais mais sustentáveis do mundo”. Saltando desde a posição 29 no ano passado para o primeiro lugar em 2021, liderar este índice representa um importante reconhecimento externo dos compromissos pioneiros e sustentáveis que a empresa assume no âmbito de uma governança ambiental, social e corporativa (ESG, nas suas siglas em inglês) da empresa.

A Corporate Knights é uma empresa canadiana de comunicação e investigação que prepara classificações e qualificações sobre o desempenho da sustentabilidade empresarial e, com este reconhecimento, destacou ainda a evolução da Schneider Electric até se converter no parceiro de referência de soluções digitais que facilitam a eficiência energética e a sustentabilidade.

Para além desta notícia, a Schneider Electric anunciou hoje seis novos compromissos para progredir na sua estratégia de sustentabilidade a longo prazo. Seguindo a sua linha estratégica dos últimos anos, a empresa leva a sustentabilidade a todos os âmbitos da sua atividade e, para além disso, ajuda os seus clientes e parceiros a alcançar os seus próprios objetivos de sustentabilidade.

“O cerne da nossa estratégia assenta na construção de uma empresa e de negócios sustentáveis. Os clientes, colaboradores, parceiros e investidores nunca estiveram tão focados nas considerações ESG como agora. Há algum tempo que na Schneider Electric integramos estes fatores, e continuamos a elevar o nível de exigência, tanto para nós mesmos como para os nossos clientes e sócios”, comentou Jean-Pascal Tricoire, CEO & Chairman da Schneider Electric. “Quando em 2005 introduzimos o nosso primeiro barómetro de sustentabilidade, fomos totalmente pioneiros na adoção de sólidos compromissos de governança ambiental, social e corporativa. Este tipo de compromissos têm de evoluir. Desde então, a cada três anos fomos aumentando a nossa ambição e o nosso empenho. Todos nós – empresas, governos e pessoas – podemos colaborar para conseguir que o mundo seja mais verde e inclusivo, e os nossos novos compromissos definem os próximos passos da nossa contribuição neste sentido.”

O novo programa do Impacto de Sustentabilidade da Schneider (Schneider Sustainability Impact, SSI) englobará o período 2021-2025 e nele é acelerado o nível de exigência e compromisso dos objetivos anteriores. O programa foi construído sobre seis compromissos a longo prazo, que se baseiam em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São os seguintes: atuar no sentido de criar um mundo que respeite o clima; ser eficiente com os recursos; viver sob o princípio da confiança; trabalhar em igualdade de oportunidades; oferecer novas possibilidades às próximas gerações e capacitar as comunidades locais.

“A capacidade e vontade de fazer com que o mundo seja mais verde e equitativo não é só uma responsabilidade moral – tem também um grande impacto nas empresas”, explicou Olivier Blum, Chief Strategy & Sustainability Officer da Schneider Electric. “2020 ficou marcado pela COVID-19, uma cadeia de sucessos relacionados com o clima e o quinto aniversário do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, o que reforça a urgência de tomar medidas. Estamos a vê-lo nos nossos clientes, que exigem produtos e metodologias que lhes permitam acelerar a transição para um mundo com menos carbono. As nossas soluções também podem ajudá-los a alcançar os seus objetivos.”

No programa são detalhados 11 objetivos concretos, cuja consecução está prevista para 2025 e que sublinham estes compromissos da empresa. Para além disso, pela primeira vez, os líderes dos mais de 100 mercados nos quais a Schneider Electric opera incluíram objetivos locais de compromisso com as comunidades mais desfavorecidas.

Programa Impacto de Sustentabilidade Schneider 2021-2025:

Reconhecida frequentemente nos principais rankings e índices pelos seus feitos de sustentabilidade, a Schneider Electric continuará a informar sobre o seu progressos nos compromissos não-financeiros a cada trimestre, tal como tem feito desde que lançou o primeiro barómetro mundial de sustentabilidade empresarial, em 2005.

Durante o ano passado, a Schneider Electric criou a sua própria rota de descarbonização e foi um dos signatários do Climate Pledge; a primeira empresa a emitir uma obrigação convertível relacionada com ESG; pelo décimo ano consecutivo, foi incluída na Corporate Disclosure Project (CDP) A-List em transparência ambiental e ação; e ainda ficou entre os Top 50 Diversity Leaders do Financial Times.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.