ENERGIAS
Housers lança projeto de investimento em energias renováveis

Housers lança projeto de investimento em energias renováveis

Plataforma de crowdfunding permite, pela primeira vez, investir em energia solar com um valor mínimo de 50 euros

A Housers lançou aquele que diz ser o primeiro projeto de investimento em energias renováveis e dá oportunidade aos investidores de contribuir para uma economia verde.

Localizado na Polónia este projeto consiste na concessão de um empréstimo participativo de 420 mil euros a uma empresa promotora para a aquisição de seis direitos equivalentes a seis megawatts para posterior construção, exploração e venda de energia solar. A quantidade de energia produzida neste espaço será equivalente à consumida por 1.850 habitações e o projeto permitirá reduzir as emissões de CO2 a um valor equivalente a 2.489 toneladas de petróleo.

Trata-se de uma oportunidade de tipo “Taxa Fixa”, o que significa que, tal como os projetos imobiliários, os investidores que participarem neste projeto receberão todos os meses o montante correspondente à taxa de juro acordada com o promotor, seguido da respetiva devolução do capital do empréstimo. Este projeto apresenta uma rentabilidade total de 10% em 24 meses.

Segundo David Diogo, diretor do departamento imobiliário da Housers em Portugal, “os investidores podem agora, na mesma plataforma, investir em projetos imobiliários e em projetos de energias renováveis e sustentabilidade ambiental, relacionados com a energia solar, eficiência energética e energia limpa”.

“Com esta nova tipologia de ativos, a Housers pretende facilitar a transição energética, permitindo aos promotores ter acesso a financiamento de forma rápida e fácil e aos investidores colocar as suas poupanças a render em projetos lucrativos com impacto ambiental real. Investir em energia solar apresenta diversas vantagens, na medida em que constitui a solução mais ecológica e viável para a proteção ambiental, é inesgotável e mais competitiva em relação às tecnologias tradicionais”, acrescenta o diretor.

O projeto, que marca a estreia da Housers no mercado de energias renováveis, tem lugar numa das zonas mais produtivas de energia solar na Polónia, com 60% dos parques solares do país. A energia solar tornou-se a segunda tecnologia mais relevante, depois da eólica, o que tornou a Polónia no quarto país europeu com as vendas anuais mais altas e no primeiro país em termos de dinâmica de crescimento. Em simultâneo, com a aprovação em 2018 da lei de apoio a novos investimentos, a Polónia passou a ser uma “zona económica especial”, oferecendo mais privilégios aos investidores durante um período entre 10 e 15 anos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.