ENERGIAS
Lançada plataforma sobre eficiência energética para utilizadores

Lançada plataforma sobre eficiência energética para utilizadores

Foi lançado o WaterWatt, uma plataforma "inovadora gratuita, disponível online" que conta com um conjunto de ferramentas que permitem ao utilizador realizar diagnósticos dos circuitos de água

No âmbito do projeto WaterWatt, foi lançada em Bruxelas a Plataforma de Avaliação de Eficiência Energética (Plataforma E 3), como resultado final deste projeto europeu, do qual a portuguesa ISQ é parceiro.

A Plataforma E 3 (E3 = Energy Efficiency & Evaluation) consiste numa plataforma inovadora gratuita, disponível online, com um conjunto de ferramentas que permitem ao utilizador realizar diagnósticos dos circuitos de água da sua indústria e efetuar uma análise comparativa da sua eficiência com valores de referência do setor. Para além deste diagnóstico, o utilizador tem também acesso a uma ferramenta de simulação user friendly, desenvolvida pelo ISQ, que permite construir o seu próprio circuito de água e avaliar soluções mais eficientes. No fundo, a Plataforma E3 dissemina know-how na eficiência energética com recurso, permitindo às industrias avaliarem e identificarem medidas de otimização energética sem necessidade de conhecimentos ou experiência em simulação.

Muriel Iten, responsável da unidade I&Di - Baixo Carbono & Eficiência Energética do ISQ acrescenta que “o projeto WaterWatt, através da E3 plataform, disponibiliza gratuitamente um conjunto de ferramentas e simulador online que permite, de forma simplificada, avaliar e otimizar circuitos de água industrial por parte de industriais, gestores de energia e profissionais da área”.

Os resultados deste projeto estenderam-se ainda à criação de uma app, a WaterWatt Mobile, desenvolvida através da Plataforma E3. Com o objetivo de estimular ao conhecimento, a plataforma utiliza o gamification que, de uma forma lúdica, incentiva os utilizadores a reterem conceitos e práticas de eficiência energética, com menor esforço. A app está disponível para smartphones Android e integra quizz e jogos interativos.

O WaterWatt, coordenado pela Sociedade DECHEMA para Engenharia Química e Biotecnologia, integra um consórcio de 5 parceiros, sendo eles Portugal (ISQ), Alemanha (BFI), Noruega (SINTEF), Itália (LINKS) e Reino Unido (Escola de Ciências Sociais da Universidade de Cardiff) e foi financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.