ENERGIAS
Maior sistema de armazenamento de energia da Europa já está operacional

Maior sistema de armazenamento de energia da Europa já está operacional

Reutilizando baterias usadas de veículos elétricos, o sistema alimenta o estádio Johan Cruijff ArenA, na Holanda, e não só possibilita que o estádio utilize energia de forma mais sustentável como também contribui para a estabilidade da rede elétrica do país

Os holandeses que se deslocarem ao estádio do Ajax, o Amsterdam ArenA – cujo nome foi alterado para Johan Cruijff ArenA em homenagem ao lendário jogador holandês – vão poder assistir a jogos de futebol e a outros espectáculos com o apoio do maior sistema de armazenamento de energia da Europa. Este sistema consegue armazenar uma energia de 3 megawatts, combinando conversores da Eaton e o equivalente a 148 pacotes de energia do Nissan Leaf.

“Graças a este sistema de armazenamento de energia, o estádio conseguirá utilizar a sua própria energia sustentável de uma forma mais inteligente”, sublinhou Henk vann Rann, diretor de inovação do estádio Johan Cruijff ArenA. O complexo “está garantido com uma quantidade considerável de energia, mesmo durante quebras. Como resultado, o estádio irá contribuir para a estabilidade da rede energética holandesa”.

Este projeto é o resultado da colaboração entre a Nissan, a Eaton, a Bam, a Mobility House e o Johan Cruijff ArenA, apoiado ainda pelo Fundo do Clima e da Energia de Amesterdão (AKEF). Este sistema de armazenamento de energia desempenha um papel importante no equilíbrio entre a procura e a oferta energética do estádio, podendo armazenar 3 e 2.8 megawatts por hora. Esta quantidade é suficiente para alimentar vários milhares de habitações.

O sistema conta com 4,200 painéis solares no telhado do estádio, ajudando a reduzir a utilização de geradores Diesel e contribuindo para evitar a sobrecarga da rede elétrica em alturas de maior consumo.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.