ENERGIAS
Projeto europeu financia transição energética

Projeto europeu financia transição energética

Foi lançado à escala europeia um fundo de 150 milhões de euros, entitulado Clima Energy Transition Fund, para investir em empresas inovadoras na área de transição energética

Clima Energy Transition Fund é o nome do fundo europeu criado pela Alantra e Enagás para investir em empresas inovadoras no campo da transição ecológica, descarbonização e energias renováveis.

O fundo, com uma meta de 150 milhões de euros, assumirá participações minoritárias em empresas com alto potencial de crescimento em setores como a eficiência energética, hidrogénio, biogás, descarbonização, mobilidade sustentável e digitalização para a transição ecológica.

As duas empresas formarão uma nova empresa, na qual a Alantra terá 70% do capital e a Enagás os 30% restantes, e que será integrada na divisão de gestão de ativos alternativos do Grupo Alantra.

A equipa de gestão é formada por profissionais com recursos internacionais que combinam conhecimento técnico e de investimentos e gestão de ativos.

Alantra trará sua experiência em gestão de ativos, onde atualmente oferece estratégias de investimento aos seus clientes (investimentos diretos, fundos de fundos, joint ventures e subsidiárias) em seis classes de ativos (private equity, fundos ativos, dívida privada, infraestrutura, imobiliário e capital de risco).

Além disso, a Enagás irá apoiar o desenvolvimento deste projeto com um compromisso mínimo de investimento de 20 milhões de euros e fornecerá conhecimento técnico e do setor.

O grupo tem uma vasta experiência no desenvolvimento de startups no setor da tecnologia sustentável, graças ao seu programa Enagás Emprende, com o qual já promoveu 12 startups nas áreas de mobilidade sustentável, biogás, hidrogénio, indústria 4.0 e eficiência energética.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.