ENERGIAS
Schneider ajuda a modernizar rede de gás natural holandesa

Schneider ajuda a modernizar rede de gás natural holandesa

A partir de agora, a rede da Gasunie nos Países Baixos pode transportar gás natural, gás verde e até hidrogénio de forma eficiente e segura, graças à tecnologia inteligente de gestão Schneider

A Schneider Electric e a Gasunie completaram com êxito um projeto com a duração de quatro anos para modernizar o software de gestão da rede de gás dos Países Baixos.  O mesmo é agora gerido através de uma nova solução, com base no software AGMS (Advanced Gas Management System), criada em conjunto pela Gasunie e pela Schneider Electric.

A partir de agora, a rede da Gasunie pode transportar gás natural, gás verde e até hidrogénio de forma eficiente e segura, graças a esta tecnologia inteligente que funciona como SCADA e plataforma de gestão de rede. 

A solução foi desenvolvida pela divisão Smart Grid IT da Schneider Electric, enquanto a implementação foi levada a cabo pela Gasunie e pela Accenture, empresa líder mundial em serviços profissionais. 

Na implementação, a Schneider Electric ficou encarregue de garantir que a solução maximiza os benefícios da tecnologia AGMS, ao mesmo tempo que cumpre os requisitos de rendimento e qualidade do projeto.

O software AGMS baseia-se nas tecnologias da Microsoft (.NET framework, SQL Server, etc.) e está desenhado para dar suporte a diferentes arquiteturas, de forma modular e escalável, ao mesmo tempo que proporciona um alto nível de segurança operacional e permite o cumprimento das recomendações e regulações mais recentes do setor. 

O AGMS baseia-se no EcoStruxure ADMS, uma solução consolidada na indústria elétrica e desenvolvida com base no conhecimento e experiência adquiridos ao longo de muitos anos de investigação. O AGMS é a primeira plataforma operacional que permite gerir de forma completa uma rede de gás natural, integrando todos os utilizadores e aplicações num modelo de rede comum e numa interface de utilizador única. Permite que o operador aceda com facilidade a todos os dados relevantes da rede, quer sejam ativos, relacionados com o estado, calculados, históricos, previstos ou simulados, a partir de qualquer lugar e praticamente em tempo real, proporcionando um alto nível de conhecimento do estado da rede e melhorando a eficiência quando é necessário tomar decisões operacionais.

 

Benefícios do software AGMS 

A interface de utilizador único permite utilizar as aplicações de AGMS de forma mais fácil e com menor propensão a erros. Trata-se da interface mais inovadora do mercado, ao permitir a visualização através de vistas esquemáticas e geográficas a partir de diferentes camadas, graças à navegação user-friendly dos ativos de rede, que se pode realizar através de diferentes critérios e perfis de visibilidade.

O modelo de rede integrado, a análise topológica em tempo real e a integração de pacotes de simulação dão lugar a caraterísticas inovadoras, como a verificação e a simulação de todas as operações. O processamento da topologia proporciona indicações quanto à direção do fluxo, a rastreabilidade topológica e a capacidade de detetar áreas difíceis de encontrar. Também utiliza uma coloração dinâmica que indica as tipologias dos gases, o índice de Wobbe e a concentração de compostos de gás.

Um modelo único de dados reduz os custos da sua gestão e a inconsistência do ponto de vista operacional. O AGMS contém ferramentas potentes para a gestão de modelos dos dados da rede, que incluem a importação a partir de fontes externas (GIS), a configuração de fluxos de trabalho para impulsionar o modelo e recursos para dar suporte aos pontos calculados.

A monitorização da qualidade do gás oferece a capacidade de detetar, em tempo real, gases não especificados, procedentes de fontes de produção externas, ajudando os operadores quando é necessário tomar decisões.

A análise dos gasodutos, o cálculo de balanços e a capacidade de prever a procura permitem uma planificação eficaz das operações na rede de gás natural.

A alta capacidade de análise é habilitada por um sistema de gestão de alarmes que admite múlltiplas fontes de dados e permite que o operador visualize dados relativos ao passado da rede, bem como ao prognóstico do seu futuro próximo.

Os processos de negócio completamente digitalizados melhoram a eficiência das operações e reduzem as cargas burocráticas.

A utilização de uma única plataforma de software reduz os custos e o esforço de gestão de TI desde a sala de controlo.

A integração de sistemas externos permite reduzir o número de nós de compactação da empresa.

Este software permite configurar os parâmetros de segurança operacional, baseado na tecnologia estandardizada da Microsoft, o que, por sua vez, permite a redução de custos de TI.

O AGMS apresenta um alto nível de rendimento, escalabilidade, redundância e disponibilidade do sistema.

“O software AGMS desenvolvido pela Schneider Electric é o resultado de muitos anos de experiência em operações de redes elétricas com tecnologia de ponta. Graças a ele, a Gasunie pôde reduzir os custos do transporte operacional, ao mesmo tempo que mantém os mais altos padrões na segurança da rede de gás holandesa”, assegura Jeroen Zanting, Manager, Gas Transport da Gasunie Transport Services B.V.

“Estamos orgulhosos que a nossa tecnologia EcoStruxure ADMS seja reconhecida pela Gasunie como o melhor ponto de partida para fazer do AGMS uma tecnologia de ponta para a indústria do gás”, acrescenta Dragan Popović, VP of Smart Grid IT Business da Schneider Electric Energy. A empresa vai continuar a desenvolver novas funcionalidades do software AGMS, para se adaptar às exigências tecnológicas e do setor – sempre em mudança – com vista a conseguir um funcionamento ótimo e eficiente para todo o setor do gás.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.