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Cellular-V2X: a levar a condução assistida ao próximo nível

Cellular-V2X: a levar a condução assistida ao próximo nível

A Bosch, Vodafone e Huawei desenvolveram uma nova tecnologia que permite a comunicação em tempo real entre veículos inteligentes para ajudar ativamente o condutor a navegar o trânsito

 

Pela primeira vez, as empresas estão a demonstrar que os sistemas de condução assistida, como é o caso do ACC Cruise Control adaptativo, beneficiam diretamente e instantaneamente da troca de informação entre veículos. 

Conhecida como Cellular-V2X (veículo para tudo), a nova tecnologia torna possível que os automóveis comuniquem entre si e com o que os rodeia através de telefonia móvel. Desde de fevereiro de 2017, a Bosch, a Vodafone e a Huawei têm vindo a testar esta nova tecnologia de alta-performance e são as primeiras empresas na Europa a fazê-lo. 

Até agora, a Cellular-V2X tem sido usada como sistema de alerta em tempo real quando se muda de faixa nas autoestradas ou em caso de travagem brusca. Por sua vez, o ACC não avisa apenas o condutor como também acelera e trava automaticamente. Desta forma, este novo sistema de telefonia móvel abre caminho para a condução autónoma.

O objetivo de conectar por completo o tráfego envolverá “ensinar” os veículos a comunicar entre si e a trocar informação sobre partes do cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba, sobre o carro ao lado ou sobre o que está à nossa frente, enquanto viajamos na autoestrada.

 

Uma visão para além do alcance dos sensores

O ACC cruise control adaptativo mantém a velocidade especificada pelo condutor e – graças a um sensor de radar – uma distância de segurança entre o seu veículo e o da frente. Deteta igualmente veículos que mudam de faixa repentinamente assim que entram no campo de ação dos sensores de radar. Quando os automóveis comunicam diretamente e em tempo real através da Cellular-V2X, é possível detetar esses comportamentos ainda mais cedo.

Através da telefonia móvel, os carros conectados podem transmitir informação diretamente, como a sua posição e velocidade, a todos os veículos num raio de mais de 300 metros. Para além disso, podem fazê-lo sem que haja um sistema intermédio, via pontos base, e virtualmente sem atrasos.

Isto faz com que um veículo reconheça o comportamento de outros ao seu redor. Se houver, por exemplo, uma mudança de faixa repentina do veículo ao lado, o ACC percebe o que está a acontecer e a velocidade é ajustada, fazendo essa mudança de forma segura. Mesmo em situações de trânsito intenso, esta função torna a condução mais suave e menos stressante para o condutor, prevenindo acelerações e travagens bruscas. O trânsito torna-se assim mais fluído e eficiente. 

 

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