INOVA
Concurso Acredita Portugal já tem finalistas

Concurso Acredita Portugal já tem finalistas

Já são conhecidos os 21 projetos finalistas da 10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, o concurso de empreendedorismo promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio

 

As ideias finalistas selecionadas, numa sessão de avaliação de pitch por um júri composto por parceiros e empreendedores convidados, refletem a natureza abrangente da iniciativa, que pretende ser um espaço de capacitação do empreendedorismo.

 

Categoria Empreendedorismo Social

Stop Bullying - O conceito de bullying é apresentado às crianças na idade pré-escolar através da Cegonha Marcolina. Com um livro e um jogo de tabuleiro, são desenvolvidos métodos e comportamentos positivos nas crianças a partir dos 3 anos para prevenir e combater o bullying, com base em atividades e desafios divertidos.

Ruralizar – Projeto que cria uma ligação entre a cidade e o meio rural e, com isso, promove um lifestyle mais saudável e equilibrado sem exigir uma mudança radical de vida. O produto final consiste na aquisição de uma propriedade a baixo custo e sem burocracias: um terreno rústico reabilitado, equipado e pronto a usufruir.

Reflora Initiative – Plataforma que dá resposta à urgência climática com base em projetos de reflorestamento e emissão de créditos de carbono. Estes são disponibilizados na plataforma para entidades que procuram instrumentos que não exijam a reestruturação imediata do modelo de negócio para atingir a neutralidade de carbono.

 

Categoria Brisa Mobilidade 2020

BipBip - Plataforma inteligente e gratuita angariadora de clientes, que sabe a todo o momento quais os camiões vazios, as rotas e a sua localização. Desta forma há um matching entre o pedido do cliente e o camião vazio mais próximo que percorre essa rota. Conseguem-se assim ofertas rápidas e acessíveis para o cliente, rentabilizando as frotas para os transportadores. BIPBIP 24/7 amiga do ambiente.

bam•bu bicycles - Marca de bicicletas de bambu, com a missão de inspirar viagens épicas e experiências únicas, promovendo o bem-estar e a mobilidade sustentável em Portugal. As bicicletas são construídas com materiais sustentáveis, sendo o quadro inteiramente de bambu, reduzindo a pegada de carbono.

ChargeSurfing - Rede privada para carregamento de veículos elétricos. Sem cartões, internacional, compatível com todas as marcas de carregadores e veículos. Qualquer pessoa com a localização adequada em qualquer parte do mundo pode aderir à rede e tornar-se um host para a mobilidade elétrica apoiando a transição energética e rentabilizando o respetivo espaço.

 

Categoria K.Tech

Dime – Projeto que pretende transformar o mercado de talento desportivo. É a rede social que reinventa a forma como os jogadores exibem as suas características digitalmente - através de momentos em vídeo - usando inteligência artificial para balancear a procura e oferta de talento, numa escala global.

UaiNot - Serviço de subscrição que dá acesso a uma plataforma com milhares de ofertas de parceiros no formato 2 por 1, traduzindo-se assim num guia de lifestyle onde os utilizadores descobrem novos sítios e experiências para partilhar, gastando menos dinheiro.

ConduMeet - Plataforma digital que visa "descomplicar" a gestão e acompanhamento do(s) condomínio(s) através da colaboração dos vizinhos, aproximando-os em torno de algo comum, para unir quem as paredes separam.

 

Categoria H2O inovação by Águas de Gaia

SCEMAI - Procura a maximização da performance do consumo energético e monitorização de avarias através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a otimização da produção.

Pavimento Drenante Modular - Atende a sete objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, devolve a permeabilidade ao solo, reduz de despesa no tratamento de águas pluviais, permite flexibilidade arquitetónica e melhora o microambiente.

More Water / RacionaLUSO - Coleta, tratamento e reuso de água e energia.

 

Categoria Geral | Inovação

ECART - Projeto de ajudas técnicas para apoio a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, através de um produto inovador.

Unit Layer - Projeto que pretende estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas, utilizando veículos aeroespaciais, de forma a analisar as condições e alterações nas mesmas em prol de uma alternativa terapêutica para uma patologia prevalente e letal como é o cancro.

Mized - Proteções para desportos de combate customizadas, isto é, personalizáveis ao nível do design e tamanho (feitas à medida). Pretende-se incluir mais mulheres no mundo dos desportos de combate, e ajudá-las com a sua performance e proteção através deste produto.

 

Categoria Geral | Educação

Growappy - Solução web e mobile que moderniza a educação infantil ao facilitar o dia-a-dia nas escolas, ao simplificar a sua gestão, a comunicação com os pais, o registo e partilha das rotinas diárias e aprendizagens das crianças de uma forma inovadora e em tempo real.´

Bantulang - Plataforma de aprendizagem que encurta a distância cultural Europa-África, permitindo a falantes de Português e Inglês aprender línguas e culturas africanas de origem Bantu enquanto possibilita a falantes nativos dessas línguas africanas serem criadores de conteúdo e/ou tutores.

OnDrive - O ensino da condução não mudou até hoje. A OnDrive é uma plataforma educativa digital, com aulas interativas, intuitivas e de qualidade, divididas por tópicos e disponíveis 24/7, para o aluno as ver onde, quando e como quiser. Será possível garantir a sua assiduidade e os tópicos onde têm mais dificuldades.

 

Estes 21 projetos vão agora passar por um Programa de Aceleração com duração de dois meses, coorganizado com a Cron.Studio - parceira estratégica e operacional da Acredita Portugal - e que contará com Diogo Bhovan, CEO da empresa, como Formador e Mentor Principal deste Programa. Além das Masterclasses na área do Empreendedorismo e Inovação e das Sessões de Mentoria que Diogo Bhovan irá proporcionar aos finalistas do concurso, estes terão ainda acesso à Rede de Mentores da Acredita Portugal e a um conjunto de especialistas em temas tão importantes como "Enquadramento Jurídico e Fiscal das Empresas", "Propriedade Intelectual", "Marketing Digital", "Formas Alternativas de Financiamento", entre outros.

Adicionalmente, os projetos vencedores recebem um enorme pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado e acesso a vários espaços de incubação. Os vencedores serão conhecidos numa gala de entrega de prémios, que irá ter lugar em setembro, uma iniciativa que este ano se realiza num formato 100% online.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.