INOVA
Fundação Calouste Gulbenkian recebe finais da competição Apps for Good

Fundação Calouste Gulbenkian recebe finais da competição Apps for Good

A final da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian; o programa Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo

A Fundação Calouste Gulbenkian vai receber, mais uma vez, a grande final da maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. Na 6ª Edição do Apps for Good, que decorre amanhã dia 17 de setembro, as 20 equipas de alunos finalistas vão demonstrar online o trabalho desenvolvido ao longo do último ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

Apesar de condicionado pelas regras impostas pela situação de contingência atual, o Evento Final contará com o apoio da Presidência da República através da presença online de Isabel Alçada, Assessora para a Educação, André Aragão de Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, de José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação, e de João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal. O júri que irá avaliar as 20 aplicações finalistas e que irá fazer a entrega dos prémios será constituído por representantes dos parceiros do programa, como Sandra Aparício da Fundação Galp, Fabrice Segui, Diretor do BNP Paribas em Portugal, Luísa Ribeiro do .PT, Ana Estelita da Altice, Nuno Ramalho, Diretor R&D da Synopsys em Lisboa, entre outros.

 

A final da 6ª Edição do Apps for Good Portugal, programa educativo apoiado pelo Ministério da Educação que pretende que os jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo, vai realizar-se de forma presencial (com lugares limitados e marcados antecipadamente) mas também, online, devido ao contexto atual da pandemia provocada pelo Covid-19. Para assistir presencialmente basta reservar o seu lugar na página do evento no Facebook aqui ou enviar email para contact@appsforgood.org.pt e aguardar confirmação.

As 20 equipas finalistas foram selecionadas pelo júri durante os dois encontros regionais totalmente online que se realizaram em julho passado e que contaram com a presença de 90 equipas. No total serão atribuídos 11 prémios, uma vez que além do pódio (1º, 2º e 3º prémios para o ensino básico e secundário) será ainda entregue o Prémio Jovem Aluna.pt, o Prémio Tecnológico, o Prémio Cooler Planet, o Prémio Future Up e ainda o Prémio do Público.

Entre as aplicações que vão discutir a grande final está a ‘SandSpace’ – aplicação que permite indicar e saber os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, a ‘Auxilium’ – que pretende ajudar pessoas presas em vícios como o alcoolismo ou a toxicodependência; a ‘Find the animal’ – para ajudar a encontrar animais perdidos; a ‘B-Patrol’ – para ajudar pessoas que sofrem de bullying; a ‘ iRead’ – que procura ajudar quem nunca aprendeu a ler; entre outras.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.